Políticas públicas de Informação: uma análise do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2017.v3.n2.02.p9Palabras clave:
Políticas públicas de informação e tecnologia, Plano Nacional do Livro e da Leitura, Avaliação de políticaspúblicas, Sociedade da InformaçãoResumen
Considerando a Ciência da Informação um campo interdisciplinar, buscamos enlaçar seus pressupostos teóricos aos do campo das políticas públicas em especial no contexto do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Com o objetivo de destacar elementos reguladores da sociedade contemporânea, no âmbito da sociedade da informação e, principalmente, neste universo governamental. O estudo consegue por meio de uma metodologia qualitativa qualitativa, explorar o campo das políticas públicas, através da conexão do percurso histórico da ciência da informação e seus profissionais e o cenário político nacional, reforçando a importância do envolvimento do profissionais da ciência da informação na elaboração destas políticas. A posição social do profissional da informação fica explicitada na análise crítica do histórico de iniciativas do governo brasileiro das políticas de informação estabelecidas entre 1990 – 2012, no âmbito do livro, leitura e bibliotecas, e como essas políticas afetam sobremaneira o comportamento dos indivíduos e contribuem com as modificações na forma de ser e de pensar da humanidade na Sociedade da Informação, com foco na análise do ciclo de vida e elaboração do Plano Nacional do Livro e da Leitura do governo federal, visando destacar a importância da ação do profissional da informação e suas habilidades mediadoras no processo de formulação e avaliação de políticas públicas.
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