ENTRE O MUNDÃO E A CASA: A PASSAGEM PELO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE - FUNDAÇÃO CASA E A APROXIMAÇÃO AOS CÓDIGOS DO SISTEMA PRISIONAL

Autores/as

  • Rosângela Teixeira GONÇALVES

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2015.v1.n1.02.p3

Palabras clave:

Juventude, Ato Infracional, Medida Socioeducativa

Resumen

Analisa o perfil, a trajetória e as representações dos jovens egressos das unidades socioeducativas da Fundação CASA, sobre o período de cumprimento da medida de internação e da medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida. Como conclusões, a pesquisa destaca que, para os sete jovens entrevistados, egressos das unidades da Fundação CASA, a medida socioeducativa de internação vem sendo compreendida enquanto pena e as unidades socioeducativas, como prisão. Na primeira passagem os jovens passam a incorporar em seu vocabulário uma linguagem nativa das penitenciárias para referirem-se aos seus atos infracionais, ao cumprimento da medida, a diferenciar a instituição do mundão e a valer-se das normas e dos procederes do Primeiro Comando da Capital. Desse modo, quando em liberdade, a medida socioeducativa de internação amplia o status positivo dos jovens frente ao crime e o status negativo frente à instituição escolar e ao mundo do trabalho.

 

Biografía del autor/a

  • Rosângela Teixeira GONÇALVES

    Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho - Unesp - Campus de Marília, Membro do IPPMAR (Instituto de Políticas Públicas de Marília), e Pesquisadora da REPP (Rede Internacional de Estudos sobre Punição, Prisão e Controle Social).

Publicado

2015-12-17

Número

Sección

Artículos del Dossier

Cómo citar

ENTRE O MUNDÃO E A CASA: A PASSAGEM PELO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE - FUNDAÇÃO CASA E A APROXIMAÇÃO AOS CÓDIGOS DO SISTEMA PRISIONAL. (2015). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 1(1), 3-25. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2015.v1.n1.02.p3