A lei de cotas e seus impactos no perfil discente do Instituto Federal de Santa Catarina

Autores/as

  • Thiago Teixeira Instituto Federal de Santa Catarina
  • Cibele Mariot Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023003

Palabras clave:

Lei de cotas. Instituto Federal de Santa Catarina. Perfil discente.

Resumen

Considerando a publicação da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, objetiva-se nesse trabalho analisar a Lei de Cotas e quais seus impactos no perfil discente do Instituto Federal de Santa Catarina, com foco do estudo no curso Integrado ao Ensino Médio. Para tanto procedeu-se a uma pesquisa classificada como descritiva, cujas técnicas utilizadas foram a análise bibliográfica e a comparação estatística de dados secundários dos candidatos, obtidos dos processos seletivos 2012 e 2019. Desse modo, observou-se que houve alteração no perfil dos discentes pesquisados, com destaque ao grupo formado por pessoas de renda per capita familiar inferior a 1,5 salário-mínimo, o que permite concluir que a aplicação da Lei de Cotas no Instituto Federal de Santa Catarina trouxe uma alteração significativa no perfil do aluno candidato e ingressante no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, tornando esses espaços mais acessíveis às classes populares.

 

Biografía del autor/a

  • Thiago Teixeira, Instituto Federal de Santa Catarina

    Maestría en Desarrollo Socioeconómico. Instituto Federal de Santa Catarina. Avenida Marcos Costa, 869, Bairro da Figueira, Urussanga-SC. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2957-5302, Correo electrónico: thiago.teixeira@ifsc.edu.br

  • Cibele Mariot, Instituto Federal de Santa Catarina

    Máster en Tecnologías de la Información y las Comunicaciones. Instituto Federal de Santa Catarina. Avenida Marcos Costa, 869, Bairro da Figueira, Urussanga-SC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3341-9823. Correo electrónico: cibelemariot@gmail.com

Publicado

2023-08-21

Número

Sección

Artículo

Cómo citar

A lei de cotas e seus impactos no perfil discente do Instituto Federal de Santa Catarina . (2023). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 9, e023003. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023003