A judicialização da política de assistência farmacêutica e seu impacto no município de Natal/RN

Autores

  • Jássio Pereira de Medeiros Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisca Niviane da Silva Nascimento Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.09.p109

Palavras-chave:

Poder Judiciário, Saúde Pública, Medicamentos

Resumo

A presente investigação objetiva analisar o impacto da judicialização da política de assistência farmacêutica no município de Natal/RN. De natureza descritiva, essa pesquisa coletou dados por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a três servidores do Núcleo de Demandas Judiciais (NDJ) da Secretaria Municipal de Saúde. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, conforme proposta de Bardin (2011). Verificou-se que houve impacto da judicialização no orçamento público municipal representado pela necessidade de realizar licitações específicas para cumprimento de demanda, o que foge ao fazer administrativo natural, pois esse recurso será custeado por alguma fonte não prevista inicialmente. Todavia, em termos gerais, a maior demanda de judicialização não se refere à aquisição de medicamentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jássio Pereira de Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrado em Administração, com área de concentração em Políticas e Gestão Pública, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Doutorado em Educação, pela Universidade do Minho, Braga, Portugal, na área de Organização e Administração Escolar; reconhecido, no Brasil, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) atuando, principalmente, com os temas avaliação de políticas públicas e planejamento governamental.

Francisca Niviane da Silva Nascimento, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Servidora da Prefeitura Municipal de Natal/RN; técnica em enfermagem e atualmente graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem interesse nas áreas de Planejamento Governamental, Políticas Públicas e Orçamento Público.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Medeiros, J. P. de, & Nascimento, F. N. da S. (2020). A judicialização da política de assistência farmacêutica e seu impacto no município de Natal/RN. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 6(1), 109–130. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.09.p109

Edição

Seção

Artigos do Dossiê