Competências gerenciais na percepção dos gestores no contexto do Programa Estadual DST/AIDS SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.06.p69Palavras-chave:
Gestão Pública, Modelo de gestão, Competências gerenciaisResumo
Este estudo buscou compreender as competências gerenciais do corpo diretivo de uma instituição pública de saúde reconhecida como referência para o estado de São Paulo e modelo único na América Latina. Buscou também, responder as questões: quais competências gerenciais fazem parte das atividades gerenciais da instituição estudada, na ótica de seus diretores? Quais iniciativas de desenvolvimento de competências gerenciais têm sido adotadas pela instituição? Para tanto, foi realizado um estudo de caso do Programa Estadual Dst/Aids São Paulo, que investigou seu corpo diretivo por meio de dois instrumentos, um questionário e um roteiro de entrevistas aplicadas em seu ambiente de trabalho. As competências foram classificadas conforme modelo teórico preconizado por Quinn (2003). Como contribuição científica o estudo detectou a necessidade de inclusão da competência humanização no modelo teórico, para análise de instituições públicas de saúde. Evidenciou-se a presença de todas as competências previstas no modelo teórico em diferentes níveis. O programa está inserido no modelo relações humanas. Foram identificadas as competências gerenciais dos gestores do programa e as lacunas de desenvolvimento de competências gerenciais que se recomendam que sejam supridas.
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