Escola e currículo: uma análise sobre a ausência das vivências e aprendizagens dos alunos da classe popular na educação básica

Autores

  • Tânia Maria Lima
  • Claudiana Nogueira de Alencar
  • Sandra Maria Gadelha de Carvalho
  • Mila Nayane da Silva
  • Maria Ivanilde Fidelis Damasceno Rabelo

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.06.p59

Palavras-chave:

Currículo escolar, Vivências e aprendizados, Educandos

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma breve análise sobre a ausência e os ocultamentos dos saberes que correspondem às vivências sociais dos alunos da classe popular nos currículos da educação básica, de modo a entender a que fins e interesses a negação destes conhecimentos tem servido na atual conjuntura social capitalista. Em igual importância, buscamos reforçar nesta análise o papel que esses conhecimentos exercem na significação e formação crítica na perspectiva da libertação enquanto ser social dos indivíduos, de modo que os acompanham para além do seu percurso educativo. Para tanto, optou-se neste estudo por uma pesquisa teórico-bibliográfica, dialogando especialmente com autores como Miguel Arroyo (2013, 2014), Lucia Alvarez Leite (2015) Roseli Caldart (2012), Tomaz Tadeu da Silva (2010), dentre outros que tecem importantes considerações sobre esta temática e suas relações. Em análise, podemos assentar que os valores hierárquicos e seletivos atribuídos aos conteúdos na base curricular expressam interesses e relações de poder, que por sua vez, respondem a manutenção da atual conjuntura social dividida em classes, essas que são marcadas por interesses antagônicos e pela forte exploração da classe dominante sobre a classe trabalhadora.

 

Biografia do Autor

  • Tânia Maria Lima

    Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade social pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia.

  • Claudiana Nogueira de Alencar

    Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Curso de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE).

  • Sandra Maria Gadelha de Carvalho

    [1] Professora adjunta da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE). Professora do Curso de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE).

  • Mila Nayane da Silva

    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

  • Maria Ivanilde Fidelis Damasceno Rabelo

    Graduada em Tecnólogo em Saneamento ambiental. Curso técnico em agropecuária – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Downloads

Publicado

2018-12-24

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

Escola e currículo: uma análise sobre a ausência das vivências e aprendizagens dos alunos da classe popular na educação básica. (2018). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 4(2), 59-68. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.06.p59