Escola e currículo: uma análise sobre a ausência das vivências e aprendizagens dos alunos da classe popular na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n2.06.p59Palavras-chave:
Currículo escolar, Vivências e aprendizados, EducandosResumo
O presente artigo apresenta resultados de uma breve análise sobre a ausência e os ocultamentos dos saberes que correspondem às vivências sociais dos alunos da classe popular nos currículos da educação básica, de modo a entender a que fins e interesses a negação destes conhecimentos tem servido na atual conjuntura social capitalista. Em igual importância, buscamos reforçar nesta análise o papel que esses conhecimentos exercem na significação e formação crítica na perspectiva da libertação enquanto ser social dos indivíduos, de modo que os acompanham para além do seu percurso educativo. Para tanto, optou-se neste estudo por uma pesquisa teórico-bibliográfica, dialogando especialmente com autores como Miguel Arroyo (2013, 2014), Lucia Alvarez Leite (2015) Roseli Caldart (2012), Tomaz Tadeu da Silva (2010), dentre outros que tecem importantes considerações sobre esta temática e suas relações. Em análise, podemos assentar que os valores hierárquicos e seletivos atribuídos aos conteúdos na base curricular expressam interesses e relações de poder, que por sua vez, respondem a manutenção da atual conjuntura social dividida em classes, essas que são marcadas por interesses antagônicos e pela forte exploração da classe dominante sobre a classe trabalhadora.
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