RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM: FATO OU MITO?

Autores

  • Rosilene de Fatima Rocioli MESSIAS
  • Genaro Alvarenga FONSECA

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n2.06.p87

Palavras-chave:

Políticas públicas, Recuperação de aprendizagem, Aprendizagem

Resumo

Esta argumentação tem como objetivo analisar as políticas públicas de recuperação de aprendizagem no que tange às normatizações, leis e algumas teorias pós-modernas existentes, focando a qualidade em Educação como uma condição humana e um direito social. O texto traz o panorama histórico, pós-neoliberal, globalizado, capitalista e social no qual vivemos e as atividades escolares, refletindo por meio da concepção histórico-crítica, a eficiência e eficácia dentro do processo de ensino e aprendizagem valendo-se da prática realizada nas Escolas Municipais de Educação Básica de Franca/SP. Para tanto, esse trabalho valeu-se da pesquisa bibliográfica e documental com a abordagem qualitativa e com a concepção histórico-crítica. Observou-se, com os resultados, a necessidade do tema voltar a ser discutido, ressurgindo na agenda e na pauta do poder público municipal, na pessoa da secretaria de educação, como assunto principal da pasta a fim de melhor reorganizar os instrumentos existentes bem como criar mecanismos e políticas públicas que garantam o sucesso dos alunos que são submetidos ao projeto da recuperação de aprendizagem escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosilene de Fatima Rocioli MESSIAS

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Planejamento e Análise de Políticas Públicas - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Franca.

Genaro Alvarenga FONSECA

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara (2010).

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

MESSIAS, R. de F. R., & FONSECA, G. A. (2017). RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM: FATO OU MITO?. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 2(2), 87–102. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n2.06.p87

Edição

Seção

Artigos do Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.