Formação ou (informação) de professores

um breve estudo sobre aspectos do sistema educacional brasileiro e sul-coreano

Autores

  • Mariana de Sousa UNESP
  • Rosane Michelli de Castro UNESP
  • Elieuza Aparecida de Lima UNESP
  • Leonardo Marques Tezza UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023006

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Brasil, Coreia do Sul

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Câmpus de Marília. Trata-se de resultados de estudo desenvolvido com o objetivo geral de identificar e compreender elementos históricos e socioculturais que influenciam o processo de formação de professores e professora, em dois países, no Brasil e em Coréia do Sul, com alguns aspectos históricos semelhantes e industrialização recente, porém, que tiveram desfechos específicos no campo educacional, sobretudo na formação de professores para o ensino do nível correspondente à Educação Básica Brasileira. Trata-se de resultados de pesquisa de abordagem histórica e bibliográfica, quanto às fontes. Como resultados finais, foram apresentadas algumas considerações sobre a história da formação de professores e professoras, a valorização do trabalho docente e os resultados que trazem em seus respectivos contextos.

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Biografia do Autor

Mariana de Sousa, UNESP

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC-UNESP/Marília (2022)

Rosane Michelli de Castro, UNESP

Professora associada – Departamento de Didática – e professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Livre Docente em Didática (UNESP-2022), Pós-doutorado em Educação (Fundação Carlos Chagas-2010), Doutorado em Educação (UNESP-2005), Mestrado em Educação (UNESP-2000), Pedagogia com habilitação em Administração Escolar (UNESP-1995) e Graduação em Educação Física (UNIMAR-Universidade de Marília-1988). Atualmente, é Líder e pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa também cadastrado no CNPq, desde abril de 2016, HiDEA-Brasil História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil, do qual foi criado, em agosto de 2022, o HiDEA-Angola - História das disciplinas escolares e acadêmicas em Angola, o qual é integrado por pesquisadores e pesquisadoras parceiros angolanos. http://lattes.cnpq.br/897317750937626. https://orcid.org/0000-0002-7383-4810

Elieuza Aparecida de Lima, UNESP

Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília - SP. Possui Graduação em Pedagogia (1996), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2005) e Livre-docência em "Docência na Educação Infantil" pela mesma Universidade (2022). Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão junto ao Departamento de Didática da FFC, desenvolvendo ações no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil" - GEPEDEI e membro dos Grupos de Pesquisa: "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural" e "CRIA", cadastrados junto ao CNPq. http://lattes.cnpq.br/570296298241436 . https://orcid.org/0000-0002-4957-6356

Leonardo Marques Tezza, UNESP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bolsista CAPES). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018/ bolsista CNPq/Brasil). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental. Sobretudo, tem experiência na área da pesquisa, com ênfase em pesquisa histórica. É pesquisador do Grupo de pesquisa HiDEA - BRASIL - História das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil, liderado pela Profª. Dra. Rosane Michelli de Castro. http://lattes.cnpq.br/4762267184317497

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

de Sousa, M., Michelli de Castro, R., Aparecida de Lima, E., & Marques Tezza, L. (2024). Formação ou (informação) de professores: um breve estudo sobre aspectos do sistema educacional brasileiro e sul-coreano. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 9, e023006. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023006

Edição

Seção

Artigos