Assistência Estudantil

o perfil socioeconômico e suas contribuições à politica assistencial dos alunos do Instituto Federal do Pará - campus Belém no período de 2016 a 2018.

Autores

  • Mauro Andrade Instituto Federal do Pará
  • Eliezer Mouta Tavares Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023001

Palavras-chave:

Políticas públicas, Assistência Estudantil, Programa Nacional de Assistência Estudantil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil socioeconômico dos estudantes atendido pelo Programa de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Pará no campus Belém. Pois o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como política social de permanência escolar vem desde 2010 gerenciando a formulação de políticas de ensino as instituições da rede federal tecnológica, frente aos desempenhos acadêmicos: trancamento de matrícula, abandono e evasão. A metodologia ocorreu por meio de levantamentos bibliográficos e também junto aos formulários preenchidos pelos estudantes no ato da inscrição ao programa de bolsa de auxílio estudantil entre os anos de 2016 a 2018; e através de questionários aplicados aos gestores que trabalham diretamente com a gestão do auxílio, de forma a identificar as possíveis contribuições. Caracteriza-se em abordagens exploratórias e descritivas, fundamentadas em informações de aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados apresentaram que as vulnerabilidades sociais dos alunos atendidos, denotam-se por: ser de baixa renda per capita, terem como principal gerador de renda a mãe, serem de famílias com poucos registros no Cadúnico, ser na maioria de cursos técnicos, serem oriundos de bairros da Região Metropolitana de Belém. Os principais atendimentos de auxílio correspondem o auxílio transporte, o auxílio alimentação e auxílio a apoio pedagógico. Desta forma, considera-se que a informação socioeconômica dos alunos e a opinião dos gestores sejam de grande relevância para à gestão do IFPA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauro Andrade, Instituto Federal do Pará

Especialista em Estatística – Universidade Federal do Pará (UFPA). Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Pará (IFPA). e-mail: mauro.andrade@ifpa.edu.br.

Eliezer Mouta Tavares, Instituto Federal do Pará

Bacharel em Administração – União das escolas Superiores do Pará – UNESPA. Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Pará (IFPA). e-mail: eliezer.tavares@ifpa.edu.br

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Andrade, M., & Mouta Tavares, E. (2023). Assistência Estudantil: o perfil socioeconômico e suas contribuições à politica assistencial dos alunos do Instituto Federal do Pará - campus Belém no período de 2016 a 2018. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 9, e023001. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.v9.e023001

Edição

Seção

Artigos