A importância da Educação em Saúde para adolescentes no ambiente escolar

Autores

  • Cláudia Érika S. do Nascimento Lima UNESP Marília
  • Cristina do Socorro Ribeiro da Costa UNESP Campus Marília - SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.n1.p75

Palavras-chave:

educação em saúde, escola, adolescência

Resumo

A educação em saúde é um dos principais eixos estratégicos para promoção da saúde na escola, pois permite ao educador fazer intervenções na realidade concreta da vida de cada sujeito, garantindo assim, a formação integral do aluno. O objetivo deste artigo é descrever a importância da educação em saúde no ambiente escolar, e verificar quais as principais temáticas que têm sido abordadas nas escolas no que tange a saúde do adolescente, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, foi realizado o levantamento bibliográfico na plataforma do Google Acadêmico, a partir das seguintes palavras-chave: “educação em saúde na escola” e “adolescência”, nesta busca inicial, foram elencadas aproximadamente 35 produções acadêmicas publicadas nos últimos 05 anos sobre a temática, deste total foram selecionados 08 artigos para leitura analítica, organização do conteúdo e análise de material de acordo com os objetivos traçados para construção deste artigo. Concluiu-se que as escolas tendem à aliar-se aos profissionais da área da saúde na tentativa de diminuir a ocorrência de comportamentos de risco utilizando-se das práticas de educação em saúde, visando fazer prevenção junto aos adolescentes. Há uma predominância nas produções acadêmicas das práticas educativas em saúde voltadas para temática sexualidade no ambiente escolar, com foco na prevenção de comportamentos de risco. Por fim, este estudo nos deixa a reflexão do quão importante é o fortalecimento do elo entre educação e saúde para favorecer a formação de caráter preventivo dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Érika S. do Nascimento Lima, UNESP Marília

Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém/PA. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Santarém/PA. Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal do Pará, Campus Itaituba/PA. Mestranda em Educação pela UNESP – Campus Marília/SP.

Cristina do Socorro Ribeiro da Costa, UNESP Campus Marília - SP

Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém/PA. Licenciada em Letras pela Faculdade de Itaituba – FAI. Mestranda em Educação pela UNESP Campus Marília/SP. 

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Lima, C. Érika S. do N., & da Costa, C. do S. R. (2023). A importância da Educação em Saúde para adolescentes no ambiente escolar. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 9(1), 75–86. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.n1.p75

Edição

Seção

Artigos