Saberes pedagógicos no ensino superior de Ciências Contábeis na Universidade Federal Do Pará

Autores

  • Jane Daniele Sedrim Nunes Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • Joelma Moraes da Silva Góes Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • João de Deus Leite Silva Instituto Federal do Pará (IFPA)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.n1.p51

Palavras-chave:

Saberes pedagógicos, Currículo, Perfil, Ciências contábeis

Resumo

Este artigo possui o objetivo de investigar os saberes pedagógicos do ensino superior de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Pará. Dentre as possibilidades de abordagem desta temática, destacam-se a organização do currículo dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis, o perfil do educador para atuar na docência do Ensino Superior, as dificuldades que os docentes dos cursos de bacharelado enfrentam nas práticas de sala de aula e os saberes pedagógicos necessários para a atuação na docência superior. A população deste estudo foi constituída por seis professores, dos vinte, que atuam no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Pará, os quais responderam catorze perguntas coletadas por meio de entrevista. Os dados revelaram que o curso de Ciências Contábeis não capacita o acadêmico a lecionar, sendo a ausência de noções pedagógicas a maior preocupação dos entrevistados mediante ao cenário atual da docência superior. Concluiu-se que para o avanço do processo de ensino-aprendizagem do curso estudado, é necessário o desenvolvimento do desenho curricular no que se refere a disciplinas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jane Daniele Sedrim Nunes, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Contadora no Instituto Federal do Pará (IFPA)- Campus Castanhal. Possui graduação em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especializações em Docência de Nível Superior, pela Faculdade de Castanhal (FCAT), e em Gestão Contábil Tributária, pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Atualmente, é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília - SP. E-mail: jsedrim@gmail.com

Joelma Moraes da Silva Góes , Instituto Federal do Pará (IFPA)

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Educação Física do Instituto Federal do Pará (IFPA)- Campus Abaetetuba. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Atividade Física na Escola pela Universidade Veiga de Almeida- RJ. É Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília - SP. E-mail: joelma.moraes@ifpa.edu.br

João de Deus Leite Silva, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Assistente em Administração do Instituto Federal do Pará (IFPA)- Campus Tucuruí. Especialista em Administração Pública, Universidade Candido Mendes- RJ e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília - SP. E-mail: joao.deus@ifpa.edu.br

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Nunes, J. D. S., Góes , J. M. da S., & Silva, J. de D. L. (2023). Saberes pedagógicos no ensino superior de Ciências Contábeis na Universidade Federal Do Pará. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 9(1), 51–74. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.n1.p51

Edição

Seção

Artigos