Saberes pedagógicos no ensino superior de Ciências Contábeis na Universidade Federal Do Pará
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.n1.p51Palavras-chave:
Saberes pedagógicos, Currículo, Perfil, Ciências contábeisResumo
Este artigo possui o objetivo de investigar os saberes pedagógicos do ensino superior de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Pará. Dentre as possibilidades de abordagem desta temática, destacam-se a organização do currículo dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis, o perfil do educador para atuar na docência do Ensino Superior, as dificuldades que os docentes dos cursos de bacharelado enfrentam nas práticas de sala de aula e os saberes pedagógicos necessários para a atuação na docência superior. A população deste estudo foi constituída por seis professores, dos vinte, que atuam no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Pará, os quais responderam catorze perguntas coletadas por meio de entrevista. Os dados revelaram que o curso de Ciências Contábeis não capacita o acadêmico a lecionar, sendo a ausência de noções pedagógicas a maior preocupação dos entrevistados mediante ao cenário atual da docência superior. Concluiu-se que para o avanço do processo de ensino-aprendizagem do curso estudado, é necessário o desenvolvimento do desenho curricular no que se refere a disciplinas pedagógicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O documento publicado passa a ser propriedade do periódico RIPPMar, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a licença Creative Commons CC BY adotada pelo periódico, devendo ser consignada a fonte de publicação original. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.