O processo construtivo da política de educação do campo da região sudeste do Pará

Campus Marabá Rural

Autores

  • Andreia do Nascimento Lima IFPA
  • Carlos Batista Sousa de Freitas
  • Jerusa Ainõa Palheta de Souza Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.n1.p87

Palavras-chave:

Assentamento, Experiência, Política, Campus Marabá Rural

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os processos de criação do Campus Marabá Rural (CRMB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), localizado no assentamento 26 de março no município de Marabá refletindo sobre a influência política da comunidade local na origem deste Campus. Para tal, utilizamos referenciais bibliográficos e documentais específicos que tratam do processo em estudo, substanciando também a análise dos eventos históricos desde o surgimento da escola agrotécnica de Marabá à criação CRMB. Por fim, registramos uma breve caracterização do processo do 1° curso executado na instituição correlacionando a primeira experiência institucional do Campus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreia do Nascimento Lima, IFPA

Tecnóloga de Alimentos (UEPA), Bacharel em Administração Pública (UFPA), Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos (SENAC), cursa mestrado em Educação pela UNESP. Atua como Técnica em Alimentos e Laticínios no Instituto Federal do Pará, Campus Marabá Rural.

Carlos Batista Sousa de Freitas

Licenciado em Educação do Campo (IFPA), Especialista em Gestão Escolar (FAEL), Mestrando em Educação (UNESP), Atua como Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural

Jerusa Ainõa Palheta de Souza Cardoso

Licenciada em Matemática (UFPA), Especialista em em Metodologia de Ensino de Matemática e Física (FAVENI), cursa mestrado em Educação pela UNESP. Atua como Assistente em Administração no Câmpus Marabá Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Lima, A. do N., Freitas, C. B. S. de, & Cardoso, J. A. P. de S. (2023). O processo construtivo da política de educação do campo da região sudeste do Pará: Campus Marabá Rural. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 9(1), 87–108. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2023.n1.p87

Edição

Seção

Artigos