Lukács e a aplicabilidade do método dialético materialista na constituição do ser social

Autores

  • Rafael de Almeida Andrade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus - Marília
  • Renan Araujo Kell Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus - Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.n1.p73

Palavras-chave:

Lukács. Método dialético. História e consciência de classe. Ontologia do ser social.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre um dos traços mais marcantes da teoria marxista: o conceito de materialismo histórico. Em tempos de contra intelectualidade e irracionalismo exacerbado, o filosofo György Lukács se faz extremamente necessário e atual em nosso tempo presente. Iremos abarcar como Lukács compreende e aprofunda o método proposto por Karl Marx através de seu refinamento e desenvolvimento teórico buscando sempre uma trajetória clara entre suas obras História e consciência de classe e sua obra máxima Para uma ontologia do ser social.

Biografia do Autor

  • Rafael de Almeida Andrade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus - Marília

    Mestrando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista UNESP – Câmpus Marília. Integrante do Grupo de Pesquisa "Cultura e Política do Mundo do Trabalho".

  • Renan Araujo Kell, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus - Marília

    Mestrando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista UNESP Câmpus - Marília. Editor da Revista Aurora e Colunista do Jornal Balaiada.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Lukács e a aplicabilidade do método dialético materialista na constituição do ser social. (2022). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 8(1), 73-96. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.n1.p73