Aprendizados discentes sobre eletrônica digital através de práticas de ensino com uso de softwares
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n1.p67-90Palavras-chave:
Aprendizados, Aplicativos, Ensino e tecnologias, Práticas e simulaçãoResumo
Atualmente, as tecnologias estão presentes nos diversos níveis educacionais com o intuito de melhorar o processo de ensino e a aprendizagem dos alunos, pois estes pertencem, em sua maioria, à chamada geração nativa digital, e mesmo os que não pertencem costumam utilizar as tecnologias em suas ações cotidianas. Assim, este artigo apresenta uma pesquisa de caráter exploratório sobre o uso de softwares simuladores em aulas práticas de eletrônica digital, realizadas no formato de ensino remoto emergencial (ERE) no ano de 2020, devido à Pandemia da COVID-19. A referida pesquisa teve como objetivo identificar os aprendizados e percepções dos alunos, a partir do uso de simuladores em aulas práticas durante o ensino remoto em tempos de pandemia. Tal estudo foi desenvolvido em um campus do IFCE, na disciplina Eletrônica Digital. Foram escolhidos dois softwares, o Logisim, para desktop, e o Make it True, para dispositivos móveis, ambos totalmente gratuitos. Por meio de simulações feitas com eles, os alunos realizaram as práticas relativas aos assuntos da disciplina, cujas necessárias práticas analógicas encontravam-se limitadas pelo ERE. Vale salientar que elas eram realizadas depois de uma explanação teórica sobre os conteúdos. Os aprendizes trabalharam ao longo da disciplina com os aplicativos, e, no final, responderam a um questionário com perguntas objetivas e subjetivas acerca dos diversos aprendizados sobre tais aplicações. Como resultado, pôde-se perceber que os alunos aprenderam os conteúdos da disciplina, por meio do uso dos softwares durante as aulas práticas, e elogiaram o potencial da experiência.
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