Contribuições teórico-metodológicas do método trezentos no ensino de Química no IFCE campus Acopiara

um relato de experiência

Autores

  • Giselle Santiago Cabral Raulino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Acopiara
  • Daniela Glicea Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Aracati

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n1.p133-152

Palavras-chave:

Ensino de Química, Método Trezentos, Metodologias ativas

Resumo

O ensino de Química manifesta grandes desafios, pois por apresentar certo grau de abstração, demanda metodologias diversas para proporcionar mecanismos de aprendizagem, bem como, redução da tensão envolvida nos processos de avaliação da aprendizagem da mesma. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a(s) contribuição(ões) teórico-metodológicas da utilização do método Trezentos no ensino de Química, a partir de um relato de experiência. Para tal, iniciamos com uma análise teórico-bibliográfica dos aspectos relacionados à aplicação do método Trezentos. Em seguida, analisamos a aplicação do método como ferramenta teórico-metodológica no ensino de Química. Por fim, foi realizada uma reflexão sobre as contribuições da aplicação do método Trezentos nas disciplinas de Química, nas turmas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFCE - campus Acopiara. Percebeu-se que o método Trezentos é uma interessante ferramenta a ser utilizada no ensino de Química, possibilitando o engajamento discente, redução da tensão no momento da avaliação, melhoria na adaptação ao nível superior e um mecanismo de iniciação à docência, proporcionando experiência importante para a formação de futuros professores. O método apresenta-se, portanto, como uma metodologia útil de aplicação em semestres iniciais, principalmente de licenciaturas, como forma de reduzir a retenção e evasão de alunos.

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Publicado

2021-06-10

Edição

Seção

Artigos de Revisão