O Laboratório de Prototipagem IFMAKER e a inserção da comunidade acadêmica: uma análise multidisciplinar e integrativa

Autores

  • Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • João Pereira da Silva
  • Luiz Paulo de Oliveira Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n2.07.p99

Palavras-chave:

Educação. Multidisciplinaridade. Laboratório de Prototipagem.

Resumo

A aproximação entre trabalho e educação pode ser identificada desde os estudos das comunidades primitivas, onde as tribos criavam métodos de produção de sua existência e desenvolviam processos que serviriam de ensinamentos para as novas gerações. A educação profissional tem avançado no Brasil, apesar de ainda focar em uma formação majoritariamente tecnicista e, portanto, minimizar as possibilidades de ampliação formativa. As mudanças no mundo do trabalho estão ocorrendo em uma velocidade nunca vista antes, o que torna um desafio pensar em práticas pedagógicas que aproximem o aluno da realidade atual. Diante desse desafio, o Projeto Laboratório de Prototipagem (LAB IFMaker) do IFCE apresenta-se como uma estratégia integradora da metodologia Learning By Doing com a implementação de laboratórios para serem utilizados na formação. Neste sentido, objetivou-se

identificar potencialidades de inovação do Projeto Laboratório de Prototipagem Lab IFMaker  em soluções criativas e eficientes nos processos de ensino do IFCE de modo a integrar a comunidade acadêmica. A pesquisa foi realizada com a abordagem qualitativa e o método estudo de caso. Na primeira fase do percurso investigativo, deram-se os estudos dos fundamentos teóricos acerca da categoria formação para o mundo do trabalho. Posteriormente, tendo o projeto Lab IFMaker do IFCE como objeto de estudo, caracterizaram-se os pressupostos multidisciplinares e integradores do fenômeno em análise.

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa