O papel do psicopedagogo frente às crianças com dislexia

Autores

  • Rodolfo Oliveira Medeiros Faculdade de Medicina de Marília
  • Amanda Araújo Passamai Medeiros
  • Alessandra Campos Novaes Matias
  • Júlia Caroline Romão

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.08.p97

Palavras-chave:

Psicopedagogo, Dislexia, Abordagens, Estratégias

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo evidenciar, através de uma Revisão de Literatura, o papel do psicopedagogo frente a crianças portadoras de dislexia e as diferentes estratégias para que seja possível alcançar condições de aprendizagem adequada. Foi realizado um levantamento bibiográfico do período de 2003 a 2019, realizada nas bases de dados Scielo, Medline e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram utilizadas as palavras-chave “Dislexia” e “Abordagens”, e suas correspondentes em inglês: “Dyslexia” e “Approach”. Foram encontrados 778 artigos. Após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 20 artigos que abordavam assuntos relacionados ao objetivo do presente estudo. Os resultados apontam para diversas estratégias de intervenção competentes ao psicopedagogo, como o psicodrama, a caixa de areia, a técnica de Cloze, atrelado ao uso de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a saber, o aparelho de Vectoeletronistagmografia, o uso do gravador, e do aplicativo para android desembaralhando figura. Conclui-se que o psicopedagogo possui papel relevante no aprendizado da criança com dislexia. Para tanto, é importante o conhecimento das técnicas de abordagens às crianças, e a constante capacitação e atualização, haja vista que novas ferramentas tecnológicas vêm sendo desenvolvidas com o intuito de auxiliar a assistência psicopedagógica.

Recebido: 16/06/2020
Aceito: 22/07/2020

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Biografia do Autor

Rodolfo Oliveira Medeiros, Faculdade de Medicina de Marília

 Mestre pela Faculdade de Medicina de Marília (Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento), 2020;

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina e Marília (FAMEMA)- 2018.

E-mail:

rodorfo.famema@hotmail.com

Amanda Araújo Passamai Medeiros

Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica Hospitalar e Empresarial- Rhema Educação- 2020. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Marília (UNIMAR), 2018.

E-mail: amandaapassamai@hotmail.com

Alessandra Campos Novaes Matias

 

Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FAVENI-2019; Pós-graduação em Formação

Profissional para o Ensino Superior pela FAIP/Marília-2016.

E-mail: alecnmatias@hotmail.com

Júlia Caroline Romão

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Marília- 2019. Pós graduanda em ´Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia-  FAVENI (Conclusão em 2021).

E-mail:

julia-romao@hotmail.com

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa