O papel do psicopedagogo frente às crianças com dislexia
DOI:
https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.08.p97Palavras-chave:
Psicopedagogo, Dislexia, Abordagens, EstratégiasResumo
O presente trabalho teve como objetivo evidenciar, através de uma Revisão de Literatura, o papel do psicopedagogo frente a crianças portadoras de dislexia e as diferentes estratégias para que seja possível alcançar condições de aprendizagem adequada. Foi realizado um levantamento bibiográfico do período de 2003 a 2019, realizada nas bases de dados Scielo, Medline e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram utilizadas as palavras-chave “Dislexia” e “Abordagens”, e suas correspondentes em inglês: “Dyslexia” e “Approach”. Foram encontrados 778 artigos. Após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 20 artigos que abordavam assuntos relacionados ao objetivo do presente estudo. Os resultados apontam para diversas estratégias de intervenção competentes ao psicopedagogo, como o psicodrama, a caixa de areia, a técnica de Cloze, atrelado ao uso de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a saber, o aparelho de Vectoeletronistagmografia, o uso do gravador, e do aplicativo para android desembaralhando figura. Conclui-se que o psicopedagogo possui papel relevante no aprendizado da criança com dislexia. Para tanto, é importante o conhecimento das técnicas de abordagens às crianças, e a constante capacitação e atualização, haja vista que novas ferramentas tecnológicas vêm sendo desenvolvidas com o intuito de auxiliar a assistência psicopedagógica.
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