O papel do psicopedagogo frente às crianças com dislexia

Autores

  • Rodolfo Oliveira Medeiros Faculdade de Medicina de Marília
  • Amanda Araújo Passamai Medeiros
  • Alessandra Campos Novaes Matias
  • Júlia Caroline Romão

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.08.p97

Palavras-chave:

Psicopedagogo, Dislexia, Abordagens, Estratégias

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo evidenciar, através de uma Revisão de Literatura, o papel do psicopedagogo frente a crianças portadoras de dislexia e as diferentes estratégias para que seja possível alcançar condições de aprendizagem adequada. Foi realizado um levantamento bibiográfico do período de 2003 a 2019, realizada nas bases de dados Scielo, Medline e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram utilizadas as palavras-chave “Dislexia” e “Abordagens”, e suas correspondentes em inglês: “Dyslexia” e “Approach”. Foram encontrados 778 artigos. Após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 20 artigos que abordavam assuntos relacionados ao objetivo do presente estudo. Os resultados apontam para diversas estratégias de intervenção competentes ao psicopedagogo, como o psicodrama, a caixa de areia, a técnica de Cloze, atrelado ao uso de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a saber, o aparelho de Vectoeletronistagmografia, o uso do gravador, e do aplicativo para android desembaralhando figura. Conclui-se que o psicopedagogo possui papel relevante no aprendizado da criança com dislexia. Para tanto, é importante o conhecimento das técnicas de abordagens às crianças, e a constante capacitação e atualização, haja vista que novas ferramentas tecnológicas vêm sendo desenvolvidas com o intuito de auxiliar a assistência psicopedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodolfo Oliveira Medeiros, Faculdade de Medicina de Marília

 Mestre pela Faculdade de Medicina de Marília (Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento), 2020;

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina e Marília (FAMEMA)- 2018.

E-mail:

rodorfo.famema@hotmail.com

Amanda Araújo Passamai Medeiros

Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica Hospitalar e Empresarial- Rhema Educação- 2020. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Marília (UNIMAR), 2018.

E-mail: amandaapassamai@hotmail.com

Alessandra Campos Novaes Matias

 

Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FAVENI-2019; Pós-graduação em Formação

Profissional para o Ensino Superior pela FAIP/Marília-2016.

E-mail: alecnmatias@hotmail.com

Júlia Caroline Romão

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Marília- 2019. Pós graduanda em ´Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia-  FAVENI (Conclusão em 2021).

E-mail:

julia-romao@hotmail.com

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Medeiros, R. O., Medeiros, A. A. P., Matias, A. C. N., & Romão, J. C. (2020). O papel do psicopedagogo frente às crianças com dislexia. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 6(1), 97–108. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2020.v6.n1.08.p97

Edição

Seção

Artigos do Dossiê