Totalidade e pragmatismo teórico

ciência, guerra e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2024.v5n11.p319-343

Palavras-chave:

Teoria, totalidade dinâmica, educação para a guerra

Resumo

O artigo insere-se dentro de uma problemática cada vez maior dentro do atual estágio do desenvolvimento econômico global e especialmente nacional. Diante de contexto socioeconômico, cultural e educacional no qual as relações sociais pautam-se cada vez mais pelo imediatismo (instrumentalização) e sua praticidade dada a acelerada necessidade de acumulação de riqueza, enfoques restritivos dentro da pesquisa fazem perder a ordem do processo educativo como totalidade. Em outros termos, a educação é uma relação social e, como tal, submetida às mesmas lógicas das determinações da sociedade: esta perde cada vez mais as capacidades de entender dinâmicas mais complexas dos seus próprios processos; na educação perde-se, então, as relevâncias da teoria e da formação como desenvolvimento de subjetividades e não do eu. Ao invés de redes formam-se paredes e a “educação para a guerra” torna-se o paradigma de todo o processo formativo.

Biografia do Autor

  • Marcelo Micke Doti, CEETEPS (CPS) - Fatec

    Professor e pesquisador em regime integral (RJI) do CPS (CEETEPS) do Estado de São Paulo na Faculdade de Tecnologia (Fatec/Campus Mococa) e psicanalista (em formação). O campo intelectual de meus estudos configura-se especialmente nas interfaces entre filosofia da tecnologia, sociedade e formas atuais de sujeição. Isso envolve e articula de maneira muito especial a filosofia, a crítica social e a psicanálise com suas potencialidades de intervenção nesta crítica não sendo apenas, mas também, um campo clínico. Dentro desta perspectiva dá-se, então, estudos relacionados com as TICs e suas modalidades, suas configurações sobre os indivíduos dentro de uma sociedade de controle e de modulação das subjetividades, afetando-as tanto em seu fazer psíquico como também em seus atos educacionais fortemente imbricados. Isto é altamente relevante quando se fala em mundo digital e educação, sobretudo a depender qual o conceito de educação está em evidência: educação como formação e engajamento de sujeitos em complexidades da realidade histórica e social a lhe permear a existência.
    Formado em Ciências Econômicas (Unesp/FCLAr), mestrado em Filosofia Política (Unicamp/IFCH), mestrado em Sociologia (Unesp/FCLAr), doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos (Unicamp/FEM) e pós-doutorado em Pesquisas Energéticas (UFABC/CECS).

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Publicado

30.06.2024

Como Citar

Totalidade e pragmatismo teórico: ciência, guerra e educação. (2024). Revista Fim Do Mundo, 5(11), 319-343. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2024.v5n11.p319-343