Geopolítica da Destruição
uma nova (des)ordem geopolítica mundial
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p216-230Palavras-chave:
Geopolítica, Conflitos sociais, inserção global, ordem geopolítica mundialResumo
O artigo pretende analisar, inicialmente, a situação brasileira antes e durante os momentos de surgimento da Nova Ordem Mundial nos anos 1990 e seus significados internos em termos de sociedade, economia e política e os grandes os grandes interesses em jogo. Com isso é dado o objetivo deste: a geopolítica como expressão dos interesses e lutas internas marcadas pelas classes sociais. Esse objetivo não constitui novidade alguma, pois, neste ponto, liga-se à tradição de Carl von Clausewitz: não só a guerra, mas seus processos condutores espaço-sociais (geopolítica) são extensões ou continuações da política por outros meios. Para conduzir este processo o artigo percorrerá questões socioculturais do Brasil, as transformações políticas e econômicas pós-ditadura de 1964 e, através desta análise, induzir uma análise geopolítica marxista conducente ao agora-já da ordem internacional posta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.