Diretrizes curriculares de Pedagogia para formação em educação especial e altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p117Palavras-chave:
Educação, Formação de Professores, Formação Profissional, Trabalho docenteResumo
O presente estudo teve, como finalidade, analisar as diretrizes curriculares do Ministério da Educação, estabelecidas para os cursos de graduação em Pedagogia, bem como os principais documentos normativos da área. Oito documentos foram lidos na íntegra, procurando por aspectos relacionados à educação especial, mais especificamente a existência de aspectos voltados à temática das altas habilidades/superdotação. Foi possível concluir que (1) a educação especial é, na maior parte dos documentos, tratada de forma geral, sem especificar qual tipo de estudante ela deve atender, (2) quando essa menção é explicitada, usualmente se refere a estudantes com déficits e transtornos, (3) altas habilidades/superdotação praticamente não são abordadas nos documentos. A partir dos documentos foi possível identificar que a concepção de educação especial é vista, na maior parte dos documentos, de forma restrita, limitando-se aqueles alunos que apresentam prejuízos em alguma área, excluindo os estudantes com potencial elevado.
Recebido em: 23 de julho de 2019
Aceito em: 21 de novembro de 2019
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1