Pesquisas sobre o professor na temática das altas habilidades/superdotação

revisão sistemática

Autores

  • Tatiana de Cassia NAKANO Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Laís Rovina BATAGIN Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Luana Hilary FUSARO Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p91-106

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação docente

Resumo

Considerando a importância do professor na identificação e atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), o presente estudo teve, como objetivo, revisar os estudos brasileiros que enfocam o papel do professor na temática das AH/SD, buscando identificar tendências e lacunas no conhecimento científico. A busca em cinco bases de dados eletrônicas indicou, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, a existência de 40 artigos, os quais foram analisados. Os resultados indicaram predominância de artigos publicados nos últimos anos, empíricos e voltados à investigação da formação do professor e suas práticas pedagógicas, especialmente no ensino fundamental, usando-se questionários e entrevista. Os resultados apontam para um número ainda reduzido de estudos, bem como lacunas relacionadas a estudos longitudinais, aplicação e avaliação de programas de intervenção, bem como pesquisas voltadas à formação, inicial e continuada, desse profissional.

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Biografia do Autor

Tatiana de Cassia NAKANO, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós-doutorado em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. Docente do programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Laís Rovina BATAGIN, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Psicologia. Bolsista Pibic CNPQ. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Luana Hilary FUSARO, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Psicologia. Bolsista Fapic. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

NAKANO, T. de C., Rovina BATAGIN, L., & FUSARO, L. H. (2023). Pesquisas sobre o professor na temática das altas habilidades/superdotação: revisão sistemática. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 91–106. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p91-106

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento

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