Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação para professores
desenvolvimento de instrumental
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p71Palavras-chave:
Avaliação, Validade de Testes, PrecisãoResumo
O presente trabalho apresenta o processo de construção de uma ferramenta de triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação para ser respondida por professores, como parte de um processo compreensivo de identificação do fenômeno. O instrumento é composto por 42 itens, referentes a comportamentos em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. O professor deve ler cada item e julgar a intensidade com que
cada comportamento representa o estudante avaliado, escolhendo uma dentre três alternativas: desenvolvimento abaixo do nível
esperado para a idade, nível igual ao apresentado por crianças da mesma idade ou muito característico dessa criança (desenvolvimento acima da média). É voltada para avaliação de alunos do 3o ao 9o ano do ensino fundamental. Uma série de estudos voltados à investigação das qualidades psicométricas da ferramenta já foram conduzidas e serão apresentadas, de forma resumida, ao longo do trabalho. Dentre elas, destacam-se evidências de validade de construto, estrutura interna, de critério externo e medidas externas, bem como precisão por meio da consistência interna. Os resultados obtidos até o momento, confirmam a adequação da escala para o propósito para o qual foi criada, de funcionar como uma ferramenta de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação, que justifiquem a indicação do estudante para uma avaliação mais ampla e criteriosa.
Recebido em: 12 de outubro de 2019
Modificado em: 07 de março de 2020
Aceito em: 24 de abril de 2020
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