EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
uma breve revisão literária
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240026Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Educação SexualResumo
A deficiência intelectual pode ser entendida como um conjunto de limitações no funcionamento comportamental adaptativo e intelectual, apresentado por mudanças comportamentais, práticas, sociais e conceituais. Todas as pessoas passam pelo desenvolvimento sexual, e as com deficiência intelectual não são exceção, já que, assim como a maioria, também enfrentam dificuldades emocionais, sentimentos, necessidades e experiências sexuais. A relação inclusiva e sexualidade tem sido objeto de muito debate nos campos da psicologia e da educação. Os vastos mitos que cercam a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual reforçam as desigualdades relacionadas com a sexualidade dos outros. Desta forma, aspiramos refletir e reconhecer a relevância da educação sexual para pessoas com deficiência intelectual. Portanto, este estudo utiliza uma revisão de literatura para organizar o pensamento de diferentes autores e estudiosos sobre temas relacionados, divididos em três temas. No primeiro tópico, faremos uma breve revisão da epidemiologia, etiologia e fatores de risco para pessoas com deficiência intelectual. No segundo, discutiremos aspectos relacionados à sexualidade em pessoas com deficiência intelectual. No terceiro, apresentaremos as possibilidades e estratégias de educação sexual para pessoas com deficiência intelectual.
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