EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

uma breve revisão literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240026

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Educação Sexual

Resumo

A deficiência intelectual pode ser entendida como um conjunto de limitações no funcionamento comportamental adaptativo e intelectual, apresentado por mudanças comportamentais, práticas, sociais e conceituais. Todas as pessoas passam pelo desenvolvimento sexual, e as com deficiência intelectual não são exceção, já que, assim como a maioria, também enfrentam dificuldades emocionais, sentimentos, necessidades e experiências sexuais. A relação inclusiva e sexualidade tem sido objeto de muito debate nos campos da psicologia e da educação. Os vastos mitos que cercam a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual reforçam as desigualdades relacionadas com a sexualidade dos outros. Desta forma, aspiramos refletir e reconhecer a relevância da educação sexual para pessoas com deficiência intelectual. Portanto, este estudo utiliza uma revisão de literatura para organizar o pensamento de diferentes autores e estudiosos sobre temas relacionados, divididos em três temas. No primeiro tópico, faremos uma breve revisão da epidemiologia, etiologia e fatores de risco para pessoas com deficiência intelectual. No segundo, discutiremos aspectos relacionados à sexualidade em pessoas com deficiência intelectual. No terceiro, apresentaremos as possibilidades e estratégias de educação sexual para pessoas com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

  • Hélio Erikson Fontes de SOUSA, Theology & Sciences Institute of Florida USA/ UNINASSAU Brasil

    Doutorado em Educação  pelo Institute Theology Science Florida-EUA/Faculdade de Teologia e Ciências (IST/FATECC) - Brasil. Graduado em bacharelado biomedicina pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU), com habilitação em Patologia Clínica (Análises Clínicas) (2013). Possui título de especialista a nível de pós-graduação em Biomedicina Estética pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa - FACULDADE INESP (2016). Realizou curso de formação e educação continuada em Homeopatia (2016) e Terapia Ortomolecular (2017) pela Faculdade Sul Mineira (FASUL). Possui pós-graduação em Fitoterapia Aplicada a Nutrição pela Faculdade Única de Ipatinga (2019) e pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Alpha (2019). Formação em Psicanálise pela Associação Brasileira de Psicanálise Insigth (2021-2023), Mestrado em Psicanálise pela PHOENIX CHRISTIAN INSTITUTE - USA (2023) e especialista em Transtornos Psicológicos da Infância e Adolescência pela FACUMINAS (2022-2023). 

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Publicado

2024-08-29