EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

uma breve revisão literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240026

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Educação Sexual

Resumo

A deficiência intelectual pode ser entendida como um conjunto de limitações no funcionamento comportamental adaptativo e intelectual, apresentado por mudanças comportamentais, práticas, sociais e conceituais. Todas as pessoas passam pelo desenvolvimento sexual, e as com deficiência intelectual não são exceção, já que, assim como a maioria, também enfrentam dificuldades emocionais, sentimentos, necessidades e experiências sexuais. A relação inclusiva e sexualidade tem sido objeto de muito debate nos campos da psicologia e da educação. Os vastos mitos que cercam a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual reforçam as desigualdades relacionadas com a sexualidade dos outros. Desta forma, aspiramos refletir e reconhecer a relevância da educação sexual para pessoas com deficiência intelectual. Portanto, este estudo utiliza uma revisão de literatura para organizar o pensamento de diferentes autores e estudiosos sobre temas relacionados, divididos em três temas. No primeiro tópico, faremos uma breve revisão da epidemiologia, etiologia e fatores de risco para pessoas com deficiência intelectual. No segundo, discutiremos aspectos relacionados à sexualidade em pessoas com deficiência intelectual. No terceiro, apresentaremos as possibilidades e estratégias de educação sexual para pessoas com deficiência intelectual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hélio Erikson Fontes de SOUSA, Theology & Sciences Institute of Florida USA/ UNINASSAU Brasil

    Doutorado em Educação  pelo Institute Theology Science Florida-EUA/Faculdade de Teologia e Ciências (IST/FATECC) - Brasil. Graduado em bacharelado biomedicina pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU), com habilitação em Patologia Clínica (Análises Clínicas) (2013). Possui título de especialista a nível de pós-graduação em Biomedicina Estética pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa - FACULDADE INESP (2016). Realizou curso de formação e educação continuada em Homeopatia (2016) e Terapia Ortomolecular (2017) pela Faculdade Sul Mineira (FASUL). Possui pós-graduação em Fitoterapia Aplicada a Nutrição pela Faculdade Única de Ipatinga (2019) e pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Alpha (2019). Formação em Psicanálise pela Associação Brasileira de Psicanálise Insigth (2021-2023), Mestrado em Psicanálise pela PHOENIX CHRISTIAN INSTITUTE - USA (2023) e especialista em Transtornos Psicológicos da Infância e Adolescência pela FACUMINAS (2022-2023). 

Referências

ALBUQUERQUE, P. P.; ALMEIDA, M. A. Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 91, n. 228, pag. 408-423, 2010.

AMOR PAN, J. R.. Afetividade e sexualidade na pessoa portadora de deficiência mental. Trad. Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2003.

CASARELLA, J.. Mejor hablar de ciertas cosas. In: TALLIS, J. Sexualidad y Discapacidad. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2010, pag.17-39.

COUWENHOVEN, T. Teaching Children with Down Syndrome about their Bodies, Boundaries and Sexuality: A Guide for Parents and Professionals. Bethesda: Woodbine House, 2007.

FRANÇA-RIBEIRO, H. C. F. Orientação sexual e deficiência mental: estudos acerca da implementação de uma programação. 1995. 406f. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

HARRIS, J. C. (2006). Intellectual Disability: Understanding its Development, Causes, Classification, Evaluation, and Treatment. New York, NY: Oxford University Press, pag. 42-98, 2006.

HEIGHWAY, S. M.; WEBSTER, S. K.. S.T.A.R.S.: A social skills training guide for teaching assertiveness, relationship skills and sexual awareness. Texas:Future Horizons, 2008.

JEEVANANDAM, L.. Perspectives of intellectual disability in Asia: epidemiology, policy, and services for children and adults. Current Opinion in Psychiatry, vol. 22, pag. 462-468, 2009.

KE, X.; LIU, J. (2015) Deficiência intelectual. IACAPAP e-Textbook of Child and adolescent mental health. (Edição em Português), 2015.

KWOK, H. W.; CUI, Y.; LI, J.. Perspectives of intellectual disability in the People's Republic of China: epidemiology, policy, services for children and adults. Current Opinion in Psychiatry, vol. 24, pag 408-412, 2011.

LEMOS, A. M. V.; MENIN, M. S. S. Educação sexual do deficiente mental: subsídios para elaboração de um programa educativo para pais e professores. In: MANZINI, E. J.; BRANCATTI (Orgs.). Educação especial e estigma: corporeidade, sexualidade e expressão artística. Marília: Editora Unesp, 1999. p.167-182

MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 16, n. 2, pag. 169-176, 2010.

MAIA, A. C. B. Inclusão e sexualidade: Na voz de pessoas com deficiência física. In: Inclusão e sexualidade: na voz de pessoas com deficiência física. 2011, p. 186- 186.

MAIA, A. C. B. Inclusão social e deficiência: a educação sexual para pessoas com deficiência intelectual. CÉLIA M. D, p. 69, 2015.

MAIA, A. C. B. Sexualidade e deficiências. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

MAULIK, P. K.; MASCARENHAS, M. N.; MATHERS, C. D. Prevalence of intellectual disability: a meta-analysis of population-based studies. Research in Developmental Disabilities, vol. 32, pag. 419-436, 2011.

MELO, D. G. et al. Investigação etiológica nas situações de deficiência intelectual ou atraso global do desenvolvimento. Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 6, n. 3, p. 73-85, 2018.

NERY, I. S. et al. Abordagem da sexualidade no diálogo entre pais e adolescentes. Acta Paulista de Enfermagem, v. 28, p. 287-292, 2015.

PINHO, J.; MENEZES, M. J.; CARDOSO, M. Educação sexual da pessoa com Deficiência Mental: uma revisão bibliográfica. Revista Contemporânea de Educação, v. 6, n. 11, p. 195-209, 2011.

SCHWIER, K. M.; HINGSBURGER, D. Sexuality: Your Sons and Daughters with Intellectual Disabilities. 3.ed. Baltimore, Maryland: Paul H. Brookes Publishing Co., 2007.

TASSÉ, M. J.; GROVER, M. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD). In: Encyclopedia of autism spectrum disorders. Cham: Springer International Publishing, 2021. p. 165-168.

WHO. ICD-10 Guide for Mental Retardation. Geneva: Division of Mental Health and Prevention of Substance Abuse, WHO, 1996.

Wittchen, H. U., Jacobi, F., Rehm, J. The size and burden of mental disorders and other disorders of the brain in Europe 2010. European Neuropsychopharmacology, vol. 21, pag. 655-679, 2010.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

FONTES DE SOUSA, Hélio Erikson. EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma breve revisão literária. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. e0240026, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240026. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15246.. Acesso em: 22 nov. 2024.