O USO DE ASSISTENTES VIRTUAIS POR ESTUDANTES COM TDAH NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240022

Palavras-chave:

Assistentes virtuais, TDAH, Acessibilidade, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo foi verificar de que forma os assistentes virtuais têm contribuído para a acessibilidade de estudantes com TDAH no ensino superior. Como procedimento metodológico, entrevistamos estudantes com TDAH matriculados em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior. Todos os selecionados são de distintos Estados brasileiros e fazem uso de assistentes virtuais por pelo menos seis meses. A abordagem foi realizada pelas redes sociais, após algumas postagens dos selecionados sobre a utilização de assistentes virtuais e seu diagnóstico de TDAH. As entrevistas em profundidade foram estruturadas em três eixos: perfil dos usuários, uso de assistentes virtuais e uso com enfoque educacional. Os resultados destacam a importância de desenvolver tecnologias já pensando no requisito da acessibilidade. Entendemos que o acesso às diversas tecnologias pode facilitar no rendimento escolar e no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes com TDAH.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia de Lima LINHARES, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

    Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Administração; Licenciatura em Pedagogia com - ênfase em Educação Especial; Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva e pós-graduação em Gestão e Orientação e Escolar. Atualmente é Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional.

  • Eric Araujo Dias COIMBRA, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

    Graduado em Relações Internacionais (Univali) e Geografia (UFSC); especialista em Políticas Públicas (UDESC), mestre em Geografia (UFSC) e doutor em Sociologia Política (UFSC). Possuo experiência nas áreas de Sociologia Política e Relações Internacionais. Participei do Núcleo de Pesquisa de Movimentos Sociais da UFSC. Trabalhei como docente em diversas escolas do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Lecionei para cursos técnicos e de pós-graduação no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e para o ensino superior na Anhanguera Educacional e na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS).

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Publicado

2024-08-29