O USO DE ASSISTENTES VIRTUAIS POR ESTUDANTES COM TDAH NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240022Palavras-chave:
Assistentes virtuais, TDAH, Acessibilidade, EducaçãoResumo
O objetivo deste artigo foi verificar de que forma os assistentes virtuais têm contribuído para a acessibilidade de estudantes com TDAH no ensino superior. Como procedimento metodológico, entrevistamos estudantes com TDAH matriculados em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior. Todos os selecionados são de distintos Estados brasileiros e fazem uso de assistentes virtuais por pelo menos seis meses. A abordagem foi realizada pelas redes sociais, após algumas postagens dos selecionados sobre a utilização de assistentes virtuais e seu diagnóstico de TDAH. As entrevistas em profundidade foram estruturadas em três eixos: perfil dos usuários, uso de assistentes virtuais e uso com enfoque educacional. Os resultados destacam a importância de desenvolver tecnologias já pensando no requisito da acessibilidade. Entendemos que o acesso às diversas tecnologias pode facilitar no rendimento escolar e no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes com TDAH.
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