ALUNOS COM BAIXA VISÃO E PROFESSORES DURANTE O ENSINO  REMOTO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240019

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência visual, Ensino Remoto Emergencial, Professores, Pandemia de Covid-19

Resumo

No contexto de pandemia da Covid-19, foram criadas medidas de enfrentamento ao vírus, como o distanciamento social, que fizeram com que escolas e demais instituições de ensino suspendessem suas atividades presenciais, aderindo ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). A realização de adaptações e o uso de diferentes estratégias de ensino foram necessários e considerou-se relevante compreender como professores da classe comum e de Educação Especial e alunos com Deficiência Visual (DV), mais especificamente com baixa visão, lidaram com as particularidades do ERE. O objetivo do presente trabalho foi analisar características do ERE aos alunos com DV matriculados no ensino fundamental II e ensino médio, durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa descritiva com caráter exploratório, na qual a coleta de dados foi realizada online, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, via Google Meet. Os dados       coletados foram submetidos à análise textual de conteúdo, interpretados e organizados em categorias. Obteve-se informações sobre como os alunos com baixa visão acessaram os conteúdos nas aulas remotas, quais plataformas eram mais e menos acessíveis, a atuação dos professores e  o trabalho remoto, utilizando o Google Meet como plataforma principal de acesso às aulas. Os dados permitem ampliar a compreensão das vivências de professores da classe comum, de Educação Especial e de estudantes com baixa visão sobre o ERE durante a pandemia.

Biografia do Autor

  • Beatriz Alves de Deus BISPO, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

    Mestranda em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, Brasil.

  • Carolina Severino Lopes da COSTA, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Doutora em Educação Especial. Professora Adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Paulo, Brasil.

  • Vanessa Cristina PAULINO, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Doutora em Educação Especial. Técnica em Assuntos Educacionais do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-08-29