A orientação e mobilidade nas aulas de educação física

saberes de experiência (des)construídos no Instituto Benjamin Constant

Autores

  • Arlindo Fernando Paiva de CARVALHO JUNIOR Instituto Benjamin Constant - IBC e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p39-52

Palavras-chave:

Orientação e Mobilidade, Deficiência visual, Saberes de Experiência, Narrativa autobiográfica

Resumo

O presente texto consiste em um ensaio teórico escrito com base na narrativa autobiográfica, onde apresento como a orientação e mobilidade (OM) pode ser desenvolvida nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo é narrar a prática pedagógica a partir de minhas lembranças (re)significando-as em um processo autoformativo, que pode ressoar em outras práticas pedagógicas. As técnicas de OM são essenciais no currículo escolar do estudante com deficiência visual e pode ser trabalhada de forma transversal por todas as áreas de conhecimento. Percebe-se que ao trabalhar a OM nas aulas de Educação Física os estudantes passam a ter maior autonomia e mobilidade nos espaços, melhoram a autoestima, diminui a insegurança, as posturas perante as atividades são mais ativas e participativas, as relações sociais melhoram, contribuindo, dessa forma, para práticas mais plurais, dignas, justas e inclusivas.

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Biografia do Autor

  • Arlindo Fernando Paiva de CARVALHO JUNIOR, Instituto Benjamin Constant - IBC e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com período sanduíche na Universidade da Coruña - Espanha (Supervisor Jurjo Torres Santomé), Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física Escolar (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Educação Física Escolar (UFF), em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNISUAM).

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de. A orientação e mobilidade nas aulas de educação física: saberes de experiência (des)construídos no Instituto Benjamin Constant. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 39–52, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p39-52. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13775.. Acesso em: 10 dez. 2024.