A orientação e mobilidade nas aulas de educação física
saberes de experiência (des)construídos no Instituto Benjamin Constant
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p39-52Palavras-chave:
Orientação e Mobilidade, Deficiência visual, Saberes de Experiência, Narrativa autobiográficaResumo
O presente texto consiste em um ensaio teórico escrito com base na narrativa autobiográfica, onde apresento como a orientação e mobilidade (OM) pode ser desenvolvida nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo é narrar a prática pedagógica a partir de minhas lembranças (re)significando-as em um processo autoformativo, que pode ressoar em outras práticas pedagógicas. As técnicas de OM são essenciais no currículo escolar do estudante com deficiência visual e pode ser trabalhada de forma transversal por todas as áreas de conhecimento. Percebe-se que ao trabalhar a OM nas aulas de Educação Física os estudantes passam a ter maior autonomia e mobilidade nos espaços, melhoram a autoestima, diminui a insegurança, as posturas perante as atividades são mais ativas e participativas, as relações sociais melhoram, contribuindo, dessa forma, para práticas mais plurais, dignas, justas e inclusivas.
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