ALUNOS COM BAIXA VISÃO E PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240019Palavras-chave:
Educação Especial, Deficiência visual, Ensino Remoto Emergencial, Professores, Pandemia de Covid-19Resumo
No contexto de pandemia da Covid-19, foram criadas medidas de enfrentamento ao vírus, como o distanciamento social, que fizeram com que escolas e demais instituições de ensino suspendessem suas atividades presenciais, aderindo ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). A realização de adaptações e o uso de diferentes estratégias de ensino foram necessários e considerou-se relevante compreender como professores da classe comum e de Educação Especial e alunos com Deficiência Visual (DV), mais especificamente com baixa visão, lidaram com as particularidades do ERE. O objetivo do presente trabalho foi analisar características do ERE aos alunos com DV matriculados no ensino fundamental II e ensino médio, durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa descritiva com caráter exploratório, na qual a coleta de dados foi realizada online, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, via Google Meet. Os dados coletados foram submetidos à análise textual de conteúdo, interpretados e organizados em categorias. Obteve-se informações sobre como os alunos com baixa visão acessaram os conteúdos nas aulas remotas, quais plataformas eram mais e menos acessíveis, a atuação dos professores e o trabalho remoto, utilizando o Google Meet como plataforma principal de acesso às aulas. Os dados permitem ampliar a compreensão das vivências de professores da classe comum, de Educação Especial e de estudantes com baixa visão sobre o ERE durante a pandemia.
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