ALUNOS COM BAIXA VISÃO E PROFESSORES DURANTE O ENSINO  REMOTO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240019

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência visual, Ensino Remoto Emergencial, Professores, Pandemia de Covid-19

Resumo

No contexto de pandemia da Covid-19, foram criadas medidas de enfrentamento ao vírus, como o distanciamento social, que fizeram com que escolas e demais instituições de ensino suspendessem suas atividades presenciais, aderindo ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). A realização de adaptações e o uso de diferentes estratégias de ensino foram necessários e considerou-se relevante compreender como professores da classe comum e de Educação Especial e alunos com Deficiência Visual (DV), mais especificamente com baixa visão, lidaram com as particularidades do ERE. O objetivo do presente trabalho foi analisar características do ERE aos alunos com DV matriculados no ensino fundamental II e ensino médio, durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa descritiva com caráter exploratório, na qual a coleta de dados foi realizada online, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, via Google Meet. Os dados       coletados foram submetidos à análise textual de conteúdo, interpretados e organizados em categorias. Obteve-se informações sobre como os alunos com baixa visão acessaram os conteúdos nas aulas remotas, quais plataformas eram mais e menos acessíveis, a atuação dos professores e  o trabalho remoto, utilizando o Google Meet como plataforma principal de acesso às aulas. Os dados permitem ampliar a compreensão das vivências de professores da classe comum, de Educação Especial e de estudantes com baixa visão sobre o ERE durante a pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Alves de Deus BISPO, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

    Mestranda em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, Brasil.

  • Carolina Severino Lopes da COSTA, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Doutora em Educação Especial. Professora Adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Paulo, Brasil.

  • Vanessa Cristina PAULINO, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Doutora em Educação Especial. Técnica em Assuntos Educacionais do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Paulo, Brasil.

Referências

AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo Moraes. Sou cego ou enxergo? As questões da baixa visão. Educar em Revista, n. 23, p. 15–28, jan. 2004. Disponível em < https://www.scielo.br/j/er/a/zrbZkRsyxJTVdv4BgXP8zVw/?format=pdf> Acesso em 19 mar. 2024.

BORGES, Tamires Coimbra Bastos.; SILVA, Silvana Maria Moura da.; CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de. Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 11, n. 2, p. 264 - 287. 2018. Disponível em

<http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/vie w/9538/5561> Acesso em: 06 mai. 2021

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília. 2000. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm> Acesso em 15 jun. 2021

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a Covid-19? Saiba quais são as características gerais da doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19. 2021. Disponível em

<https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus> acesso em 12 mai. 2021.

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação sinalização: deficiência visual. [4. ed.] / elaboração profª Marilda Moraes Garcia Bruno – consultora autônoma. Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 81 p. Disponível em

<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf> Acesso em 03 jun. 2021

CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de. A orientação e mobilidade nas aulas de educação física: saberes de experiência (des)construídos no Instituto Benjamin Constant. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 39–52, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p39-52. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13775. Acesso em: 18 mar. 2024.

CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de.; LUPETINA, Raffaela de Menezes. A educação de pessoas com deficiência visual em tempos de Covid-19. Benjamin Constant, v. 27, n. 62, p. 1-15 e276201, 30 abr. 2021. Disponível em

<http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/794> Acesso em 13 mai. 2021.

CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109145, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109145. Acesso em 13 mai. 2021.

COSTA, Carolina Severino Lopes da.; Paulino, Vanessa Cristina. Deficiência visual: contextos e práticas educacionais. Documento eletrônico -- São Carlos : EDESP-UFSCar, 2022. 56 p. Disponível em < https://www.edesp.ufscar.br/arquivos/colecoes/segunda-licenciatura-em-educacao-especial/dv-contextos-e-praticas.pdf> Acesso em 19 mar. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas. 2002.

JUNIOR, Verissimo Barros dos Santos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e Covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia.

Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em

<https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583> Acesso em 18 mai. 2020.

LIMA, Rodrigo Pozzobon de Albuquerque. A Aprendizagem de Língua Inglesa de Alunos Cegos e Com Baixa Visão em um Contexto de Pandemia. 2020. 70 f.

Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal da Paraíba. Paraíba. 2020. Disponível em

<https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18114/1/Rodrigo%20Pozzobon

%20de%20Albuquerque%20Lima_vers%C3%A3o%20final.pdf> Acesso em 09 jun. 2021

LOPES, Carlos Eduardo Vaz.; CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de. Educação física escolar na pandemia: e os estudantes com deficiência visual? Revista Didática Sistêmica, v. 23, n. 2, p. 154-168. 2021.

MASINI, Elcie. F. Salzano. O perceber de quem está na escola sem dispor da visão.

Educação e Saúde, v. 10. Cortez Editora, São Paulo, 2013.

MENDES, Eniceia Gonçalves.; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. EdUFSCar, São Carlos, SP: UFSCar, 2018.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. O uso da audiodescrição na escola. São Paulo: Secretaria Municipal de São Paulo – educação especial, 2012. Disponível em <http://vercompalavras.com.br/download/O-USO-DA-AUDIODESCRICAO-NA-ESCOLA1.pdf>

MORAES, Roque.; GALIAZZIA, Maria do Carmo. Análise textual discursiva como ferramenta de análise de dados. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

NATIVIDADE, Marcio Santos. et al. Educação e desigualdades na pandemia da COVID-19: realidade e desafios para as políticas públicas brasileira. In: BARRETO, M. L.; PINTO JUNIOR, E. P.; ARAGÃO, E.; BARRAL-NETTO, M. (org.). Construção de conhecimento no curso da pandemia de COVID-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais. Salvador: Edufba, 2020. v. 2. DOI: https://doi.org/10.9771/9786556300757.027

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório Mundial sobre a Visão. 2021. Disponível em

<https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/328717/9789241516570-por.pdf> acesso em 15 jun. 2021.

OVIEDO-CÁCERES, Maria del Pilar et al. Covid-19 Pandemic: Experiences of People with Visual Impairment. Investigación y Educación en Enfermaría. 2021; vol. 39, n.1. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v39n1e09. Acesso em 29 mar. 2023.

QUEIROZ, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de.; MELO, Márcia Helena da Silva. Atuação dos professores de Atendimento Educacional Especializado junto aos estudantes com deficiência durante a pandemia do COVID-19. Revista Educação Especial (UFSM), Santa Maria, v. 34, n e35/1-24. 2021. Doi: https://doi.org/10.5902/1984686X64174 Acesso em 04 out. 2021

REIS, Joisilany Santos dos; SANTOS, Bianca Martins.; NUNES, Ingrath Narrayany da Costa. Aula de física para estudante deficiente visual durante a pandemia. REXE- Revista de Estudios y Experiencias en Educación, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 472–492, 2022. DOI: 10.21703/0718-5162202202102147025. Disponível em:

https://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/1652. Acesso em: 29 mar. 2023.

RIOS, Gabriela Alias. et al. Cultura Inclusiva da Educação à Distância: Concepção de Cursos Acessíveis. Journal of Research in Special Educational Needs, Volume 16, Issue S1, p. 332-335. 2016. Disponível em

<https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12156> Acesso em 31 out. 2021

SÃO PAULO. Resolução SEDUC de 18-3-2020 – Homologando, com fundamento no

§ 1º do artigo 9º, da lei 10.403, de 6 de julho de 1971, a deliberação cee 177/2020. Governo do estado de São Paulo. São Paulo, 2020.

SUGAHARA, Cibele Roberta; FERREIRA, Denise Helena Lombardo; BRANCHI, Bruna Angela. Aprendizagem de alunos com deficiência no ensino remoto em tempos de pandemia. I Congresso Latino-Americano de Desenvolvimento Sustentável. Pós Pandemia: como será o Mundo depois da crise? Evento Online. 2021. Disponível em

<https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/7842/form2222251832.pdf> Acesso em 31. out. 2021.

TORRES, Josiane Pereira.; BORGES, Adriana Araújo Pereira. Educação Especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 824-841, set./dez. 2020. Disponível em: < https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1205>. Acesso em 15 mar.

TORRES, Josiane Pereira.; COSTA, Severino Lopes da.; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Substituição Sensorial Visuo-Tátil e Visuo-Auditiva em Pessoas com Deficiência Visual: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 22, n. 4,

p. 605-618, Out.-Dez., 2016. Disponível em

<https://www.scielo.br/pdf/rbee/v22n4/1413-6538-rbee-22-04-0605.pdf> Acesso em 12 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

BISPO, Beatriz Alves de Deus; SEVERINO LOPES DA COSTA, Carolina; CRISTINA PAULINO, Vanessa. ALUNOS COM BAIXA VISÃO E PROFESSORES DURANTE O ENSINO  REMOTO EMERGENCIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. e0240019, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14689.. Acesso em: 22 nov. 2024.