Jogo educacional digital como meio de compreensão de crianças e adolescentes hospitalizados sobre os procedimentos de punção venosa

Autores/as

  • Adriana Garcia GONÇALVES Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Stefany Gabrielly Pereira de SOUZA Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.15.p199

Palabras clave:

Educação Especial, Classe Hospitalar, Criança Hospitalizada, Tecnologia Educacional

Resumen

A hospitalização da criança/adolescente gera momentos de estresses, medos e anseios, especialmente pelos procedimentos ao qual é submetida, como o procedimento de punção venosa, fazendo com que ela se sinta ameaçada pela invasão dolorosa, tornando o hospital um local de privações e distanciamento de suas atividades cotidianas e escolares. O acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), permite realizar a aproximação da criança/adolescente às atividades e vida fora do hospital. O objetivo geral deste estudo foi identificar se o jogo educacional digital pode contribuir para melhor entendimento por parte da criança/adolescente hospitalizado acerca dos procedimentos de punção venosa que é submetido durante o período de hospitalização, bem como sua satisfação e a opinião dos profissionais da saúde. Participaram da pesquisa três profissionais da saúde que realizavam o procedimento de punção venosa em crianças/adolescentes e 12 crianças/adolescentes hospitalizados. A coleta de dados foi realizada por etapas, sendo a primeira análise do jogo educacional digital por profissionais da saúde e a segunda avaliação do jogo junto à criança/adolescente. A análise de dados da primeira etapa se deu de forma descritiva a partir das respostas dos participantes, e da segunda etapa foi realizada a triangulação dos dados obtidos por meio do questionário e dos diários de campo. Os resultados apontaram que o jogo educacional digital contribui para o auxílio do entendimento da criança/adolescente hospitalizada sobre o procedimento de punção venosa, tanto na opinião dos profissionais da saúde, quanto na opinião das próprias crianças/adolescentes.

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Biografía del autor/a

  • Adriana Garcia GONÇALVES, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) e Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP: Contato: adrigarcia33@yahoo.com.br

  • Stefany Gabrielly Pereira de SOUZA, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Discente do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP. Bolsista de Iniciação Científica. Contato: stefany_gsouza@hotmail.com

Publicado

2018-12-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

GONÇALVES, Adriana Garcia; SOUZA, Stefany Gabrielly Pereira de. Jogo educacional digital como meio de compreensão de crianças e adolescentes hospitalizados sobre os procedimentos de punção venosa. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 199–214, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n2.15.p199. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8272.. Acesso em: 22 nov. 2024.