Jovens e adultos com deficiência e a legislação educacional dos Países Lusófonos

Autores/as

  • Samuel VINENTE Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria da Piedade Resende da COSTA Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Márcia Duarte GALVANI

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.14.p185

Palabras clave:

Política educacional, Deficiência, Jovens e Adultos, Países Lusófonos

Resumen

O trabalho analisou a política educacional, com ênfase na legislação educacional, dos países lusófonos e a escolarização de jovens e adultos. Foi realizado um estudo documental em diretrizes e bases educacionais dos países, por meio de um Protocolo de Análise Documental. Os resultados apontaram que a Educação Especial vem se constituindo nos países lusófonos enquanto serviço de escolarização dos mais diferentes públicos. Para isso, torna-se necessário que as políticas educacionais se configurem enquanto elementos necessários para a universalização do atendimento escolar aos estudantes com deficiência e demais públicos que integram a clientela da Educação Especial nos diferentes países que integram a lusofonia. 

Palavras-Chave: Política educacional. Deficiência. Jovens e Adultos. Países Lusófonos.

Biografía del autor/a

  • Samuel VINENTE, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Mestre e Doutorando em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Contato: samueljunior.ns@gmail.com

  • Maria da Piedade Resende da COSTA, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Departamento de Psicologia. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Contato: E-mail: piedade@ufscar.br

  • Márcia Duarte GALVANI

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Departamento de Psicologia. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Contato: E-mail: marciaduar@yahoo.com.br

Publicado

2018-12-21

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo

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