Educação em surdocegueira na Base de Periódicos CAPES - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.13.p173Palavras-chave:
Educação especial, Produção científica, Aspectos psicossociaisResumo
A surdocegueira é uma condição única que limita a pessoa de modo geral. As suas causas estão ligadas a inúmeros fatores e resultam em dificuldades de relacionamento e aprendizagem que interferem na escolarização. No Brasil são conhecidos poucos estudos que analisem e avaliem como acontecem os processos de ensino e aprendizagem desse grupo de pessoas. Um método utilizado para levantar e agrupar a produtividade cientifica que pode contribuir para a área de estudos sobre a surdocegueira é a utilização do procedimento de bibliometria, no qual é possível quantificar a atividade científica numa área de estudos, favorecendo desta maneira, o desenvolvimento de indicadores de produção. Este estudo teve como objetivo levantar, através de estudo bibliométrico, as publicações sobre a educação de pessoas com surdocegueira presentes no Portal de Periódicos CAPES, descrevendo e quantificando a produção científica ao longo dos anos sobre a tématica. Foram utilizadas as palavras-chave “deafblind” e “education”, realizada em 28 de março de 2018. Foi possível selecionar 32 artigos publicados entre os anos 2000 até 2017 com um total de 78 autores de diversos países, envolvendo indivíduos de diversas faixas etárias, com predominância das temáticas: comunicação, relacionamento interpessoal na escola, na família e na comunidade. O índice de produtividade apresentou-se crescente ao longo dos anos, com a participação de autores estrangeiros na grande maioria, porém é um número de publicações ainda escasso.Espera-se que esta contribuição possa facilitar o aumento no Brasil de estudos na área.
Palavras Chave:Educação especial; divulgação científica; aspectos psicossociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1