APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10Palabras clave:
Direitos Humanos, Inclusão, Educação EspecialResumen
O dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial. Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades.
Descargas
Referencias
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.
LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação democrática: a revolução iminente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
NOZU, Washington Cesar Shoiti. Entre processos marginais e lutas transversais: a escolarização de estudantes campesinos com deficiência. In: SANTOS, Arlete Ramos dos; NUNES, Claudio Pinto; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da (org.). O protagonismo da Educação do Campo em debate: políticas e práticas. Salvador, BA: EdUFBA, 2020. p. 87-107.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1