APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL”
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p07-10Keywords:
Direitos Humanos, Inclusão, Educação EspecialAbstract
O dossiê reuni contribuições nos atravessamentos contemporâneos da tríade Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial. Nessa perspectiva, os direitos humanos das pessoas com deficiência devem ser concretizados de modo a conjugar os princípios da igualdade e da diferença. Em outras palavras, é preciso articular os direitos humanos clássicos (que tomam a pessoa humana em sentido genérico, universal) e os direitos humanos contemporâneos (que se atentam às especificidades dos seres humanos, considerando os múltiplos processos de desigualdade e exclusão social). Trata-se de uma defesa ao acesso das pessoas com deficiência aos bens materiais e imateriais produzidos pela humanidade e, simultaneamente, o provimento de ações demandadas por suas particularidades.
Downloads
References
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.
LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação democrática: a revolução iminente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
NOZU, Washington Cesar Shoiti. Entre processos marginais e lutas transversais: a escolarização de estudantes campesinos com deficiência. In: SANTOS, Arlete Ramos dos; NUNES, Claudio Pinto; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da (org.). O protagonismo da Educação do Campo em debate: políticas e práticas. Salvador, BA: EdUFBA, 2020. p. 87-107.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1