A prática de assessoria no AEE

mudanças no processo de aprendizagem nos alunos com TDAH

Autores

  • Grazielle Franciosi da Silva Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Luciana da Silva Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Andre de Souza Rocha Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Kelly Cristina Schmidt
  • Marcelo Dias

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p33

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Assessoria, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Resumo

Este artigo, derivado da pesquisa: “Investigação de intervenções pedagógicas do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, tem o objetivo de refletir sobre a importância do trabalho realizado nas visitas de assessorias no serviço do AEE, com o propósito de construir um conjunto de ações que se estruturam no conhecimento a despeito das especificidades dos alunos, metodologias, práticas de ensino e na coletividade do trabalho entre os professores de turma e o professor do AEE. Mostra que a evolução dos sujeitos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) pode ocorrer por meio de adequações, manejos e informações elementares na prática de sala de aula, que se estruturam em grandes avanços no seu desempenho e na práxis do professor. O olhar especializado do professor do AEE, acompanhado da capacidade dos professores de sala em prover um ensino realmente comprometido com o saber, podem subsidiar uma aprendizagem de maior qualidade e efetivamente democrática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Grazielle Franciosi da Silva, Fundação Catarinense de Educação Especial

    Pedagoga no CENAP/ FCEE. Pedagoga. Fonoaudióloga. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com
    ênfase em Educação Especial e em Psicopedagogia.

  • Luciana da Silva, Fundação Catarinense de Educação Especial

    Professora de AEE no CENAP/FCEE. Pedagoga. Especialista em Interdisciplinaridade na Educação e Atendimento Educacional
    Especializado.

  • Andre de Souza Rocha, Fundação Catarinense de Educação Especial

    Fisioterapeuta da FCEE e Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

  • Kelly Cristina Schmidt

    Fisioterapeuta da FCEE e Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

  • Marcelo Dias

    Fisioterapeuta da FCEE e Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRANCIOSI DA SILVA, Grazielle; DA SILVA, Luciana; DE SOUZA ROCHA, Andre; SCHMIDT, Kelly Cristina; DIAS, Marcelo. A prática de assessoria no AEE: mudanças no processo de aprendizagem nos alunos com TDAH. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 7, n. 2, p. 33–48, 2020. DOI: 10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p33. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7807.. Acesso em: 20 nov. 2024.