Estudantes com deficiência física em Santa Catarina

perfil e acessibilidade

Autores

  • MARCELO DIAS FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- (FCEE/SC)
  • Theresa Katarina Bezerra de Amorim FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- (FCEE/SC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p37-54

Palavras-chave:

Educação Especial; Educação Inclusiva; Educação dos Deficientes Físicos; Aluno com Deficiência; Infra-estrutura Escolar.

Resumo

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê aos estudantes com deficiência as condições necessárias à inclusão na rede regular de ensino. Este estudo objetivou caracterizar o perfil dos estudantes com deficiência física da rede regular estadual de ensino de Santa Catarina e as condições para sua inclusão. Realizou-se um estudo transversal, documental, dos dados do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina, em novembro de 2017 e das informações fornecidas pela Secretaria Estadual de Educação. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e inferencial. Verificou-se predomínio do sexo masculino (58%), entre 12 e 18 anos (60,1%), associação com a deficiência intelectual (45,3%), diagnóstico mais comum de paralisia cerebral (42%), cursando o ensino fundamental (62,1%) e 55,2% matriculado no ano escolar equivalente à sua idade. Quanto à locomoção, 64,2% era cadeirante e apenas 7,6% não apresentava dificuldade de locomoção. Das escolas com estudantes com dificuldade de locomoção 51,7% apresentava acessibilidade espacial. Apenas metade das escolas com estudantes com deficiência física dispunha de sala de recursos multifuncionais e 64,7% dos estudantes era acompanhado por segundo professor de turma. Considerando as necessidades dos estudantes com deficiência física, a realidade da maioria das escolas evidencia a distância entre o que é preconizado nas políticas de educação especial vigentes e a prática.

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Biografia do Autor

  • MARCELO DIAS, FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- (FCEE/SC)

    Mestre em Neurociências (UFSC)

  • Theresa Katarina Bezerra de Amorim, FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- (FCEE/SC)

    Bacharel em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

DIAS, MARCELO; AMORIM, Theresa Katarina Bezerra de. Estudantes com deficiência física em Santa Catarina: perfil e acessibilidade. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 1, p. 37–54, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p37-54. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/9556.. Acesso em: 13 nov. 2024.

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