FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA REALIZAÇÃO DO COENSINO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.03.p19Resumo
a educação escolar para o público-alvo da Educação Especial demanda reflexões sobre o Atendimento Educacional Especializado e suas concepções. Existem duas formas de entender este tipo de apoio: uma que o concebe como um modelo único, que tem como foco o atendimento do aluno na Sala de Recursos Multifuncionais, proposta privilegiada na política atual e, a segunda, que entende esse apoio como uma rede de serviços. Essa segunda maneira de compreender esse apoio é foco deste artigo. Assim, o objetivo principal deste estudo foi o de construir propostas de colaboração nas práticas pedagógicas do professor de Educação Especial, na sala de aula comum da escola regular. O estudo se propôs a proporcionar espaços formativos sobre a proposta de coensino visando discutir e fortalecer este tipo de apoio. Nesta perspectiva, o presente estudo, baseado na modalidade de pesquisa-ação, adotou os pressupostos da pesquisa colaborativa. Os participantes foram seis professores de Educação Especial e vinte professores do ensino regular. A etapa da formação ocorreu durante os meses de março e junho de 2012. O estudo foi realizado num município de médio porte do interior de São Paulo. A formação proporcionou a possibilidade de unir a cultura da universidade e a cultura dos professores da rede básica e foi possível destacar que o ensino colaborativo é um dos apoios necessários para o fortalecimento da inclusão escolar. Nessa direção, a colaboração entre o profissional da Educação Especial e o da sala comum é imprescindível para a construção de um espaço inclusivo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-09-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Eniceia Gonçalves. FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA PARA REALIZAÇÃO DO COENSINO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.03.p19. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7327.. Acesso em: 19 nov. 2024.