A experiência do atendimento educacional especializado no contexto do Instituto Federal de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p113-128

Palavras-chave:

Educação Especial, Ensino tecnológico, Apoio em Sala Comum

Resumo

O relato de experiência aqui apresentado trata do contexto da atuação do educador especial e do Núcleo de Apoio as Necessidades Educacionais Especificas (NAPNE) em um câmpus do Instituto Federal de São Paulo do interior. O objetivo desse artigo consiste então em compartilhar experiências positivas de uma atuação com pressupostos do coensino ou ensino colaborativo e apontar desafios vivenciados na instituição referentes à escolarização do estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) da Rede Profissional Tecnológica. O presente texto compartilha práticas de acessibilidade curricular, traz para discussão a importância do educador especial no contexto do NAPNE e da previsão do Atendimento Educacional Especializado. Percebeu-se que a construção da acessibilidade para o estudante é realizada com base em uma construção conjunta de diferentes profissionais e com o próprio aluno, que as ações realizadas pela educadora especial tiveram como foco o trabalho desenvolvido no contexto de sala comum e não no contra turno, com possibilidades de trabalho baseadas em ensino colaborativo. O relato traz o início desse caminho, por ser o Atendimento Educacional Especializado uma prática recente nesse contexto, deixando como sugestão a importância de estudos sobre a atuação desses profissionais e de maior socialização do trabalho realizado. 

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Biografia do Autor

Aline Cristina de Souza, Instituto Federal de São Paulo

Licenciada em Educação Especial e em Pedagogia. Mestra em Educação Especial e Doutoranda em Educação. Professora substituta no IFSP no ano de 2020

Carla Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de São Paulo

Pedagoga, Mestra em Educação pela Unesp e Doutora em Educação Especial pela UFSCar e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus São Carlos

Aline Raquel Franceschini, Instituto Federal de São Paulo

Mestre em Linguística Aplicada pela UFSCar e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus São Carlos

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

Souza, A. C. de, Vilaronga, C. A. R., & Franceschini, A. R. (2021). A experiência do atendimento educacional especializado no contexto do Instituto Federal de Educação. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 8(1), 113–128. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p113-128

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