Educação para o futuro
o passo a passo para construir uma gestão educacional focada em resultados, de Renato Feder
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2024.v17.e024014Palavras-chave:
educação, tecnologia, lógica empresarial, resultadosResumo
A resenha apresenta o livro de Renato Feder, atual secretário da educação do estado de São Paulo, mostrando que os pilares trazidos pelo empresário são não só limitados, como problemáticos, transformando a educação em mercadoria, um projeto neoliberal pautado em resultados. Publicado em 2023, o livro tem como objetivo trazer os pilares que o empresário julga fundamentais para uma gestão educacional focada em resultados que, segundo ele, são pilares do futuro. É um exemplo claro da política empresarial na educação, atrelado à gestão por resultados e desconectado de leituras da área educacional. Parte de sua gestão no Paraná, trazida agora para São Paulo, foi mensurar quantitativamente, por meio de um painel de Business Inteligence (plataforma BI) a frequência, a suposta aprendizagem e acesso às plataformas impostas por sua equipe. O que o autor de fato apresenta é uma lógica mercadológica de resultados que pode ter algum mérito no curto prazo e apenas mostra que medidas quantitativas (algo bem questionável), mas não sustenta uma educação humana e crítica desejada a quem, de fato, entende de educação. O livro promove reflexões vazias e analogias que formam falsos silogismos, provando que o secretário enquanto um (pseudo) entusiasta da educação não passa de um messiânico, um antagonista autoritário, cujas lições não deveriam compor uma biblioteca da área educacional.
Downloads
Referências
FEDER, Renato. Educação para o futuro. O passo a passo para construir uma gestão educacional focada em resultados. São Paulo: 2. ed. Gente, 2023
PEREIRA, R. da S. Proposições da OCDE para América Latina: o Pisa como instrumento de padronização da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1717–1732, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12756. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12756. Acesso em: 20 maio. 2024.
SALOKANGAS, Maija; KAUKO, Jaakko. Tomar de empréstimo o sucesso finlandês no PISA? Algumas reflexões críticas, da perspectiva de quem faz este empréstimo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1353-1365, dez., 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lenina Vernucci da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.