Formação escolar para o trabalho no estaleiro atlântico sul – EAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2018.v11n1.01.p9Palabras clave:
Trabalho, Educação, Qualificação Profissional, Política PúblicaResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a influência do conhecimento técnico na formação do trabalhador direcionado para o trabalho do Estaleiro Atlântico Sul – EAS, no território de Suape, particularmente, a partir da reconfiguração do território de SUAPE motivada pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Ao olhar as mudanças dos processos de trabalho, procuramos contribuir para o entendimento do trabalho na perspectiva de uma política pública de desenvolvimento territorial. Esse fato tende a modificar a relação entre trabalho e qualificação técnica, assim como o cotidiano das pessoas que vivem do trabalho assalariado numa área marcada pela configuração de políticas de assistência social.
Descargas
Referencias
AGUIAR, N. A associação das técnicas. In: A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método de pesquisa social. (org.) Edson de Oliveira Nunes. Rio de janeiro; Zahar Editores, 1978. Biblioteca das Ciências Sociais.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.
ARROYO,Miguel. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In: Educação e Crise do Trabalho. Gaudêncio Frigoto(org.). Rio de Janeiro: Vozes, 2012. (Coleção Estudos Culturais em Educação).
Brasil. República Federativa do Brasil. Portal – PAC Brasil. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/ pac/medidas institucionais e econômicas> Acesso em: 10 de agosto de 2010.
BOLTANSKI,Luc &CHIAPELLO,Ève. O Novo espírito do capitalismo (pp. 31-81 e pp. 286-333). São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRAVERMAN,Harry. Gerência Científica (Cap. 4-pp. 82-111). In: Trabalho e capital monopolista. A degradação do trabalho no século XX. 3a.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário (capítulos VII e VIII), Petrópoles: Vozes, 1999.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Tradução: Eduardo Brandão. 4a. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Biblioteca do pensamento moderno)
FRIGOTO, Gaudêncio. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: Educação e Crise do Trabalho. Gaudêncio Frigoto(org.). Rio de Janeiro: Vozes, 2012. (Coleção Estudos Culturais em Educação).
FRIGOTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.
GORZ,André. Misérias do presente, riquezas do possível. Tradução de Ana Montoia. São Paulo: Annablume, 2004.
HARVEY,David. A condição pós-moderna (capítulos 8 e 9). São Paulo:Loyola, 1993.
HIRATA,H. Da polarização das qualificações ao modelo de competências japonês. In: Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. (orgs) Ferrati, C;Zibas, D.; Madeira, F.; Franco, M.. São Paulo:Vozes, 1997.
LEITE, Marcia de Paula (org.); ARAÚJO, Maria Carneiro. O trabalho reconfigurado: ensaios sobre Brasil e México. São Paulo: Anablume; Fapesp, 2009. (Coleção Trabalho e Contemporaneidade)
MARX, Karl. A chamada acumulação primitiva. In: O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Difel, 1982. Livro I, Volume 2 (O processo de produção do capital), cap. XXIV.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.
POCHMANN,Márcio. Força de trabalho e tecnologia no Brasil: uma visão de história com foco atual na produção da cana-de-açúcar. Rio de Janeiro: Revan, 2009.
Plano Nacional de Educação Profissional. Termos de referência para os planos de trabalho. Área de qualificação – 1996-1999. Brasília:MTB/Sefor, 1995a[Mimeo].
SALES, A. Programa Chapéu de Palha e “Descentralização: a imagem social do ”Governo Popular” entre 1988/1989”. 15/12/1999.135 folhas. UFPE. Recife, 1999.
SANTANA & RAMALHO,Sociologia do trabalho no mundo contemporâneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
SOUZA,Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
SUAPE/GOVERNO DE PERNAMBUCO. PAC/COMPLEXO SUAPE: Relatório março de 2010. Disponível em (Acesso em 22 de setembro de 2016)
TASSIGNY, Mônica Mota. Educação e qualificação profissional no contexto da globalização. Revista Iberoamericana de Educacion (ISSN: 1681-5653), 2005.
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Suape em construção, Peões em Luta: o novo desenvolvimento e os conflitos de trabalho. RBCS, 2013.
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Trabalho no Nordeste em perspectiva histórica. São Paulo: Estudos Avançados 30(87), 2016.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1987.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Andrea Maria Sales, Maria Grazia Cribari Cardoso
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Política para Periódicos de Acceso Abierto
Los autores mantienen los derechos de autor sobre el artículo publicado y la Revista Aurora posee el derecho de primera publicación. La Revista adopta la licencia Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente por las principales revistas y editores de acceso abierto. Esta licencia permite que terceros remixen, adapten y creen a partir del trabajo publicado, otorgando el debido crédito de autoría y publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo: publicar en un repositorio institucional, en un sitio personal, publicar una traducción o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.