School formation to work in estaleiro atlântico sul – EAS (south atlantic shipyard)

Authors

  • Andrea Maria Sales Federal University of Paraíba
  • Maria Grazia Cribari Cardoso Federal Rural University of Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2018.v11n1.01.p9

Keywords:

Work, Education, Professional Qualification, Public Policy

Abstract

This paper has the objective of analyzing the influence of technical knowledge in the formation of skilled workers who are meant to work for the Estaleiro Atlântico Sul – EAS (Southern Atlantic Shipyard), in the territory of SUAPE, particularly by the reconfiguration of SUAP’S territory, fostered by the Programa de Aceleração do Crescimento – PAC (Brazilian Federal Government Economy Growth Acceleration Program). Looking into job process changes, we hereby want to contribute for the understanding of work in a territorial development public policy. This fact has modified the relationship between work and technical qualification, as the day-to-day routine of people that live in wage-earning employment in an area marked by the configuration of social assistance policies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Andrea Maria Sales, Federal University of Paraíba

    Profª. da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho – FACHUCA, Mestrado em Ciências Políticas pela UFPE. E-mail: andreasalespr@gmail.com.

    Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia do Trabalho da UFPB.

  • Maria Grazia Cribari Cardoso, Federal Rural University of Pernambuco

    Possui graduação em Ciências Sociais (1987) , Mestrado em Antropologia (1994) e Doutorado em Antropologia (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Ciências Sociais - área de Antropologia.

References

AGUIAR, N. A associação das técnicas. In: A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método de pesquisa social. (org.) Edson de Oliveira Nunes. Rio de janeiro; Zahar Editores, 1978. Biblioteca das Ciências Sociais.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.

ARROYO,Miguel. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In: Educação e Crise do Trabalho. Gaudêncio Frigoto(org.). Rio de Janeiro: Vozes, 2012. (Coleção Estudos Culturais em Educação).

Brasil. República Federativa do Brasil. Portal – PAC Brasil. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/ pac/medidas institucionais e econômicas> Acesso em: 10 de agosto de 2010.

BOLTANSKI,Luc &CHIAPELLO,Ève. O Novo espírito do capitalismo (pp. 31-81 e pp. 286-333). São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRAVERMAN,Harry. Gerência Científica (Cap. 4-pp. 82-111). In: Trabalho e capital monopolista. A degradação do trabalho no século XX. 3a.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário (capítulos VII e VIII), Petrópoles: Vozes, 1999.

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Tradução: Eduardo Brandão. 4a. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Biblioteca do pensamento moderno)

FRIGOTO, Gaudêncio. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: Educação e Crise do Trabalho. Gaudêncio Frigoto(org.). Rio de Janeiro: Vozes, 2012. (Coleção Estudos Culturais em Educação).

FRIGOTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.

GORZ,André. Misérias do presente, riquezas do possível. Tradução de Ana Montoia. São Paulo: Annablume, 2004.

HARVEY,David. A condição pós-moderna (capítulos 8 e 9). São Paulo:Loyola, 1993.

HIRATA,H. Da polarização das qualificações ao modelo de competências japonês. In: Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. (orgs) Ferrati, C;Zibas, D.; Madeira, F.; Franco, M.. São Paulo:Vozes, 1997.

LEITE, Marcia de Paula (org.); ARAÚJO, Maria Carneiro. O trabalho reconfigurado: ensaios sobre Brasil e México. São Paulo: Anablume; Fapesp, 2009. (Coleção Trabalho e Contemporaneidade)

MARX, Karl. A chamada acumulação primitiva. In: O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Difel, 1982. Livro I, Volume 2 (O processo de produção do capital), cap. XXIV.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

POCHMANN,Márcio. Força de trabalho e tecnologia no Brasil: uma visão de história com foco atual na produção da cana-de-açúcar. Rio de Janeiro: Revan, 2009.

Plano Nacional de Educação Profissional. Termos de referência para os planos de trabalho. Área de qualificação – 1996-1999. Brasília:MTB/Sefor, 1995a[Mimeo].

SALES, A. Programa Chapéu de Palha e “Descentralização: a imagem social do ”Governo Popular” entre 1988/1989”. 15/12/1999.135 folhas. UFPE. Recife, 1999.

SANTANA & RAMALHO,Sociologia do trabalho no mundo contemporâneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

SOUZA,Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

SUAPE/GOVERNO DE PERNAMBUCO. PAC/COMPLEXO SUAPE: Relatório março de 2010. Disponível em (Acesso em 22 de setembro de 2016)

TASSIGNY, Mônica Mota. Educação e qualificação profissional no contexto da globalização. Revista Iberoamericana de Educacion (ISSN: 1681-5653), 2005.

VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Suape em construção, Peões em Luta: o novo desenvolvimento e os conflitos de trabalho. RBCS, 2013.

VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Trabalho no Nordeste em perspectiva histórica. São Paulo: Estudos Avançados 30(87), 2016.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1987.

Published

2018-09-13

Issue

Section

Dossiê

How to Cite

SALES, Andrea Maria; CARDOSO, Maria Grazia Cribari. School formation to work in estaleiro atlântico sul – EAS (south atlantic shipyard). Revista Aurora, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. 9–22, 2018. DOI: 10.36311/1982-8004.2018.v11n1.01.p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/6708.. Acesso em: 21 nov. 2024.