Formação escolar para o trabalho no estaleiro atlântico sul – EAS

Autores

  • Andrea Maria Sales Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml
  • Maria Grazia Cribari Cardoso Universidade Federal Rural de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2018.v11n1.01.p9

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Qualificação Profissional, Política Pública

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência do conhecimento técnico na formação do trabalhador direcionado para o trabalho do Estaleiro Atlântico Sul – EAS, no território de Suape, particularmente, a partir da reconfiguração do território de SUAPE motivada pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Ao olhar as mudanças dos processos de trabalho, procuramos contribuir para o entendimento do trabalho na perspectiva de uma política pública de desenvolvimento territorial. Esse fato tende a modificar a relação entre trabalho e qualificação técnica, assim como o cotidiano das pessoas que vivem do trabalho assalariado numa área marcada pela configuração de políticas de assistência social.

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Biografia do Autor

Andrea Maria Sales, Universidade Federal da Paraíba

Profª. da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho – FACHUCA, Mestrado em Ciências Políticas pela UFPE. E-mail: andreasalespr@gmail.com.

Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia do Trabalho da UFPB.

Maria Grazia Cribari Cardoso, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais (1987) , Mestrado em Antropologia (1994) e Doutorado em Antropologia (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Ciências Sociais - área de Antropologia.

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

SALES, A. M.; CARDOSO, M. G. C. Formação escolar para o trabalho no estaleiro atlântico sul – EAS. Revista Aurora, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 9–22, 2018. DOI: 10.36311/1982-8004.2018.v11n1.01.p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/6708. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos