O OLHAR ECOLÓGICO:

Contribuições para mudanças de paradigma na ciência e na educação.

Autores/as

  • Douglas G. N. Oliveira Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
  • Vandeí Pinto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.07.p79

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Filosfia Ecológica, Pensamento complexo

Resumen

A questão ambiental, cada vez mais, apresenta-se como um elemento importante para se refletir sobre as condições atuais do desenvolvimento econômico e dos discursos que este produz. A ciência, assim como a educação, neste contexto, aparecem como campos importantes na construção de conhecimento e cultura, e consequentemente na maneira como as políticas públicas lidam com esta produção de saber, portanto, procuramos problematizar alguns aspectos da metodologia corrente, introduzindo a temática dainterdisciplinaridade, do pensamento complexo, da visão sistêmica de mundo, destacando a importância do exercício da autocrítica. Estes componentes, essenciais para a Filosofia Ecológica, favorecem o debate sobre as relações que se estabelecem entre diferentes organismos e o meio ambiente, e nos permite vislumbrar alternativas criativas e coerentes ao se observar e interpretar o mundo, buscando formas modo menos destrutivo de produção, tanto material quanto simbólica, em relação a natureza.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Douglas G. N. Oliveira, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

    Licenciatura em Ciências Sociais, Bacharelado em Sociologia, pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e ciências de Marília. (UNESP-FFC)

    Intercâmbio na área de Antropologia, na Universidad de la República (UDELAR - Montevidéo).

    Mestrando em Educação; linha: Filosofia e História da Educação no Brasil, pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e ciências de Marília. (UNESP-FFC).

     

  • Vandeí Pinto da Silva

    Doutorado em Educação pela UNESP. Professor assistente doutor junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília.

Publicado

2018-08-10

Número

Sección

Artículos del Dossier

Cómo citar

OLIVEIRA, Douglas G. N.; SILVA, Vandeí Pinto da. O OLHAR ECOLÓGICO:: Contribuições para mudanças de paradigma na ciência e na educação. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 4, n. 1, p. 79–88, 2018. DOI: 10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.07.p79. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/7916.. Acesso em: 4 dec. 2024.