O OLHAR ECOLÓGICO:
Contribuições para mudanças de paradigma na ciência e na educação.
DOI:
https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.07.p79Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Filosfia Ecológica, Pensamento complexoResumen
A questão ambiental, cada vez mais, apresenta-se como um elemento importante para se refletir sobre as condições atuais do desenvolvimento econômico e dos discursos que este produz. A ciência, assim como a educação, neste contexto, aparecem como campos importantes na construção de conhecimento e cultura, e consequentemente na maneira como as políticas públicas lidam com esta produção de saber, portanto, procuramos problematizar alguns aspectos da metodologia corrente, introduzindo a temática dainterdisciplinaridade, do pensamento complexo, da visão sistêmica de mundo, destacando a importância do exercício da autocrítica. Estes componentes, essenciais para a Filosofia Ecológica, favorecem o debate sobre as relações que se estabelecem entre diferentes organismos e o meio ambiente, e nos permite vislumbrar alternativas criativas e coerentes ao se observar e interpretar o mundo, buscando formas modo menos destrutivo de produção, tanto material quanto simbólica, em relação a natureza.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El documento publicado pasa a ser propiedad de la revista RIPPMar, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la licencia Creative Commons CC BY adoptada por la revista, debiendo citarse la fuente original de publicación. No se cobran tarifas de envío, evaluación o edición.