Sobre esclarecimento, emancipação, formação e semiformação cultural: Kant e Adorno, compreensão, reflexão e diálogo

Autores/as

  • Giza Guimarães Pereira Sales

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2017.v3.n2.05.p53

Palabras clave:

Educação, Esclarecimento, Emancipação, Formação e semiformação cultura

Resumen

Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre “esclarecimento”, “emancipação”, “formação” e “semiformação”, apontados por Kant e Adorno e como esses conceitos estão relacionados com a educação e a história da formação de professores nos dias atuais. Pensar a relação entre esclarecimento, emancipação, formação e semiformação com a formação de professores nos dias atuais é, no mínimo, uma tarefa das mais difíceis, principalmente quando tais termos são utilizados em documentos oficiais, norteadores de políticas públicas educacionais, quase nunca se levando em consideração a origem dos conceitos. Nesse sentido, para a elaboração deste artigo, tomam-se por referência a existência atual dessa problemática e o fato de as discussões sobre esses conceitos perdurarem em nossa sociedade há mais de dois séculos.

 

Biografía del autor/a

  • Giza Guimarães Pereira Sales

    Doutoranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília.

Publicado

2018-03-12

Número

Sección

Artículos del Dossier

Cómo citar

Sobre esclarecimento, emancipação, formação e semiformação cultural: Kant e Adorno, compreensão, reflexão e diálogo. (2018). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 3(2), 53-62. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2017.v3.n2.05.p53