A utilização dos esportes pelas mídias de massa como forma de influência ao consumo de produtos

Autores

  • Evimário Chaves BRINDEIRO
  • Francisco Diogo da Silva ROCHA
  • Edson Alves de SOUZA
  • Kaline Lígia Estevam de Carvalho PESSOA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.05.p53

Palavras-chave:

Consumo, Influência, Mídias de Massa, Esportes, Marketing

Resumo

Após a popularização esportiva no decorrer do século XX, percebeu-se que vários produtos foram desenvolvidos e disseminados, focando o público consumidor do esporte. O consumo destes produtos potencializou-se através das mídias de massa, que simultaneamente disseminava o esporte, transformando os eventos esportivos em grandes espetáculos. Diante disto, este trabalho tem o objetivo de demonstrar que a mídia utiliza o esporte como ferramenta de influência para o aumento do consumo de produtos com relação direta ou indireta ao esporte, bem como refletir sobre o consumo, a mídia e o esporte. Para isto realizou-se uma revisão de literatura através dos bancos de dados da Scielo e Google Acadêmico. Foi possível considerar que o público ao se deparar com essas informações, muitas vezes compram o produto não por sua qualidade e sim pela imagem do atleta, buscando saciar seus desejos de aproximar-se cada vez mais do seu ídolo/herói e seu mundo.

 

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Biografia do Autor

  • Evimário Chaves BRINDEIRO

    Licenciando em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. E-mail: mario10chaves92@gmail.com

  • Francisco Diogo da Silva ROCHA

    Licenciando em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. E-mail: diogorocha460@gmail.com

  • Edson Alves de SOUZA

    Licenciando em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. E-mail: edson.seya@gmail.com

  • Kaline Lígia Estevam de Carvalho PESSOA

    Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. E-mail: kaligia.tc@hotmail.com

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Publicado

2019-07-26

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

BRINDEIRO, Evimário Chaves; ROCHA, Francisco Diogo da Silva; SOUZA, Edson Alves de; PESSOA, Kaline Lígia Estevam de Carvalho. A utilização dos esportes pelas mídias de massa como forma de influência ao consumo de produtos. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 5, n. 1, p. 53–60, 2019. DOI: 10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.05.p53. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/9213.. Acesso em: 23 nov. 2024.