A formação docente e discente da Escola Técnica

algumas discussões

Autores

  • Daiana Franco da Silva Unesp

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.08.p83

Palavras-chave:

Escolas técnicas, Formação aluno, Formação docente

Resumo

As Escolas Técnicas são geralmente – e erroneamente – taxadas de descendentes da sociedade capitalista, visto que nos séculos passados os trabalhadores eram semiespecializados por esse tipo de ensino, de dimensão técnica elementar, e rapidamente eram substituídos no mercado de trabalho pelo raso conhecimento, mas percebemos nos dias de hoje que essa não é a missão das escolas técnicas, em especial as do Centro Paula Souza, que são o meu objeto de estudo e pesquisas. Partindo daquilo que nos preocupa, precisamos olhar pra o passado e através dele analisar as falhas, observar também suas contribuições, alinhá-las e construir uma assertividade contemporânea, para que questões acerca da educação sejam discutidas, como a formação docente, a integração social do educando, bem como sua autonomia, ética, cidadania, que podem resultar em um conhecimento omnilateral.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Edição

Seção

Artigos de Dossiê

Como Citar

FRANCO DA SILVA, Daiana. A formação docente e discente da Escola Técnica: algumas discussões. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 5, n. 1, p. 83–90, 2019. DOI: 10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.08.p83. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8769.. Acesso em: 23 nov. 2024.