AUTOFORMAÇÃO COOPERADA E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES ACERCA DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA EM PORTUGAL A PARTIR DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Maria Silvia Rosa SANTANA
  • Júlia Carolina da Costa SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n2.03.p31

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Autoformação Cooperada, Movimento da Escola Moderna, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O presente texto discorre sobre a formação contínua de professores em Portugal e sua relação com as políticas de formação e o Movimento da Escola Moderna português, a fim de promover, ainda que de forma incipiente, uma reflexão de seus pressupostos teóricos à luz do enfoque Histórico-Cultural. As políticas de formação contínua foram instituídas em Portugal após a quantidade de professores no país não ser mais um problema, mas sim a qualidade da sua formação. Frente à situação educacional e política do país, o Movimento da Escola Moderna emerge em Portugal na década de 1960, como movimento que tem por finalidade a formação de professores de forma cooperativa e democrática, buscando a reestruturação da formação e da profissionalidade docente. Para tanto, utiliza-se da Autoformação Cooperada, modelo formativo que visa à formação de sujeitos autônomos e colaborativos. Neste texto discutimos aspectos que consideramos críticos no referencial teórico e no modelo formativo utilizado pelo MEM, como a utilização superficial e equivocada da teoria vigotskiana, e o modelo esvaziado de formação. Entendemos que o modelo pedagógico e formativo do MEM volta-se apenas às necessidades imediatas, práticas, dos profissionais em formação, assim como dos alunos que são atendidos em seu modelo pedagógico, não considerando o sujeito concreto e histórico que está além deste sujeito abstrato que tem por objeto em sua formação.

 

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Biografia do Autor

Maria Silvia Rosa SANTANA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,
Unidade Universitária de Paranaíba, do PPGE.

Júlia Carolina da Costa SANTOS

Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,
Unidade Universitária de Paranaíba.

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Publicado

2017-10-24

Como Citar

SANTANA, M. S. R., & SANTOS, J. C. da C. (2017). AUTOFORMAÇÃO COOPERADA E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES ACERCA DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA EM PORTUGAL A PARTIR DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 2(2), 31–42. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n2.03.p31

Edição

Seção

Artigos do Dossiê