Todavía llevando esta carga

estado actual de la violencia de género en las universidades de EE. UU.

Autores

  • Maria Emília Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2022.v8esp2.p69

Palavras-chave:

denúncia de violência - Violencia de género en la universidad, universidades de Estados Unidos s, impunidad, pedagogías del cuidado, colectivos de denuncia/denuncia

Resumo

Este artigo oferece uma visão panorâmica de vários casos de violência de género nas universidades dos Estados Unidos, partindo das denúncias feitas em 2015 no filme documental The Hunting Ground [El Coto de Caza, en español; A Coutada de caça, em Português] até ao presente. Desde uma perspectiva hemisférica feminista e decolonial, questiono a emergência de mais casos de violência de género, o processo de denúncia, os trâmites institucionais, a impunidade do atacante, a re-victimização dos sobrevivientes e o fracasso generalizado das medidas de reparação e prevenção existentes. Com base nas teorizações de Sara Ahmed em Complaint! (2021), indico quais são  os principais impedimentos correntes que observo na actual panorâmica de violência de género nas universidades nos Estados Unidos e concluo pela necessidade imperativa de reformar o actual sistema vigente. Esta análise inclue referência expressa à materialização das experiências de pessoas LGBTQIA+ nos espaços académicos, as quais, com frequência, são ignoradas ou invisibilizadas na literatura especializada. Por último, enfatizo as possibilidades das pedagogias do cuidado e dos colectivos de queixa/reclamação, e menciono formas alternativas de prevenção de violência de género no campus como com o Teatro para la Justiça Social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-11-03

Como Citar

BARBOSA , Maria Emília. Todavía llevando esta carga: estado actual de la violencia de género en las universidades de EE. UU. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 8, p. 69–82, 2022. DOI: 10.36311/2447-780X.2022.v8esp2.p69. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/13809.. Acesso em: 19 nov. 2024.