O corpo como princípio
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0101-31732001000100007Mots-clés :
Circo, palhaço, risoRésumé
A matéria-prima do espetáculo de circo é o corpo do artista, ora sublime, ora grotesco. O corpo sublime, no chão ou nas alturas, desafia, em forma de espetáculo, as leis naturais. No momento seguinte, o espetáculo é “interrompido” e o público é acometido pela descontração e pelo grotesco dos palhaços. O espetáculo circense, assim, se desloca, com facilidade e maestria, entre o riso e a morte.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2001-01-01
Numéro
Rubrique
Articles et Commentaires
Licence
© TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Comment citer
BOLOGNESI, Mário Fernando. O corpo como princípio. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 24, n. 1, p. 101–112, 2001. DOI: 10.1590/S0101-31732001000100007. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/827.. Acesso em: 22 nov. 2024.