Deleuze e a imagem

um problema estético

Autores/as

Palabras clave:

Imagem, Ideia, Signo

Resumen

Este artigo busca investigar possíveis significações da palavra “imagem”, que se depreendam dos textos de Deleuze sobre as artes, através de uma pesquisa filológica que respeita a cronologia de suas obras. Essa noção de imagem, fundamental para a Estética, aparece em seus comentários sobre Proust, o cinema, Bacon e Beckett, principalmente, seja com o uso do termo “imagem”, seja com os termos “signo” e “ideia”, àquele correlatos. Assim, verifica-se um vácuo na década de 70, de modo que, se a noção de signo é estudada na década anterior, ao tratar de Proust, e a de ideia, em Diferença e repetição, o tema “imagem” é retomado nas duas décadas subsequentes com toda a intensidade, ao abordar a pintura de Bacon, o universo cinematográfico e a obra teatral e televisiva de Beckett.

Recebido: 10/10/2017
Aceito: 11/04/2019

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Biografía del autor/a

Danilo Bilate, UFRRJ

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ – Brasil

Publicado

27-09-2019 — Actualizado el 22-07-2022

Cómo citar

Bilate, D. (2022). Deleuze e a imagem: um problema estético. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 42(3), 153–170. Recuperado a partir de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7367

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